Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Primeiro recurso em face do gabarito preliminar da prova de Técnico do Seguro Social

53. Na década de 30 do século passado, as caixas de aposentadoria e pensões foram reunidas nos institutos de aposentadoria e pensão, organizados pelo Estado como autarquias federais. Em 1966, esses institutos foram transformados no INPS.

GABARITO PRELIMINAR: C

O INPS foi criado pelo Decreto­-Lei 72/66. Este decreto-­lei é de 21/11/1966, tendo sido públicado no Diário Oficial da União no dia 22/11/1966. Mas o referido Decreto-Lei só entrou em vigor no primeiro dia do segundo mês seguinte ao de sua publicação, ou seja, no dia 01/01/1967. Confira o disposto no art. 46 do Decreto­-Lei 72/66:
“Art 46. O presente decreto-lei entrará em vigor no primeiro dia do segundo mês seguinte ao de sua publicação.”
Assim, o Decreto­-Lei 72/66 somente passou a produzir efeitos no dia 01/01/1967 (data que entrou em vigor). A lei só produz efeitos a partir da data que ela entra em vigor. Consequentemente, podemos afirmar que o INPS somente passou a existir a partir do dia 01/01/1967.

Portanto, a questão está ERRADA, pois afirma que “em 1966, esses institutos foram transformados no INPS”. Não! Isso não ocorreu em 1966, e sim em 1967.

Diante do exposto, rogo pela mudança de gabarito de CERTO para ERRADO.

Clique aqui para apresentar seu recurso!

212 comentários:

  1. Respostas
    1. material para fazer recurso amanhã hein?

      Excluir
    2. e foi como o sr. nos ensinou.

      Excluir
    3. PROFESSOR, VOCÊ NÃO ACREDITA QUE ESSA QUESTÃO POSSA TER O GABARITO MODIFICADO TAMBÉM? " as empresas são obrigadas a arrecadar a contribuição do segurado contribuinte individual a seu serviço, descontando-a da respectiva remuneração"..=> A meu ver, o desconto da contribuição previdenciária dos segurados obrigatórios da previdência social incide sobre o salário de contribuição, não sobre a sua remuneração, pois existe um teto a ser respeitado. Se puder dar sua opinião, fico agradecida professor. Desde já agradeço.

      Excluir
    4. INPS somente passou a existir a partir do dia 01/01/1967. É o preço que se paga por estudar ao extremo. Além de responder as questões artificialmente, ainda temos que saber o que passa na cabeça do examinador.

      Excluir
    5. professor pode mandar o recurso idêntico a esse? pois la fala que não serão aceito argumentos idênticos???

      Excluir
    6. NÃO PODE SER IDÊNTICO se não será indeferido, coloque com suas palavras

      Excluir
    7. Professor, mas no recurso o senhor questiona apenas a entrada em vigor do INPS? Eu questionaria o fato de chamar IAPs de autarquias, Nunca li isso em lugar nenhum... por qual lei foram criadas essas autarquias (IAPs)?

      Excluir
    8. Q 79- Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial
      e dos concedidos em razão do grau de incidência de
      incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do
      trabalho, as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre
      a remuneração do segurado sujeito a condições especiais que
      lhe prejudiquem a saúde ou a integridade física.
      A BANCA CONSIDEROU CERTO E DEVE SER MUDADO O GABARITO PARA ERRADO

      Justificativa:

      GILRAT não é exclusivo para os trabalhados que tenham direito a aposentadoria especial, mas o que é exclusivo são as incidências dos valores adicionais de 12%, 9% e 6%.

      Excluir
    9. Concordo com a Marcela Miranda Mota a questão
      " as empresas são obrigadas a arrecadar a contribuição do segurado contribuinte individual a seu serviço, descontando-a da respectiva remuneração" deveria ser salário de contribuição, pois o "teto" deve ser respeitado.

      Excluir
    10. a questão que dizem que a Receita Federal do Brasil arrecada contribuição social é uma QUESTÃO EQUIVOCADA, a RECEITA é um número contabil, a RECEITA é contraria da DESPESA.

      Na lei esta a SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, vários candidatos acharam que se tratava de um peguinha, mas nesse trecho teria que ser usado o censo comum, já em portugues quando ele diz que coleção se refere a coleção de livros (na questão sobre o texto sobre biblioteca) ai é peguinha, ou seja, o peguinha é subjetivo.

      O candidato tem que jogar na sorte quando o examinador esta pensando em fazer peguinha e quando ele quer que seja usado o censo comum, a uma grande diferença entre SECRETARIA e RECEITA, a RECEITA do Brasil de 2015 foi de 1,2 trilhões de reais isso é um numero e não arrecada nada, já a SECRETARIA essa pode arrecadar algo.

      Excluir
    11. Qual a data provavel para o resultado dos recursos?

      Excluir
  2. Muitíssimo obrigada professor!!! Entrarei com o recurso nessa questão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela, vc já enviou seu recurso, me diz uma coisa tem limite máximo de questão para entrar com recurso?

      Excluir
    2. Eu acho que não... conheço gente que já entrou com recurso para mais de 25 questões.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O HUGO GOES ESTA CORRETO, O DECRETO SÓ É VALIDO QUANDO ENTRA EM VIGOR, O QUE OCORREU EM 1967, LOGO O INPS SOMENTE FOI CRIADO PRONTO E ACABADO EM 1967

      Excluir
  3. Boa noite Professor, o número da questão esta errada, o número correto é 51.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caderno ALGA, o número é 53. Depende do caderno de cada candidato.

      Excluir
    2. obrigado. Foi falta da minha atenção.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. verdade questão erradíssima

      Excluir
    5. Professor, por gentileza, gostaria que o senhor fizesse o recurso da questão 79 caderno Alfa (Para efeito do custeio dos benefícios...)eu concordo com o senhor em achar que o gabarito deve ser alterado para Errado. Me ajude por favor a elaborar uma justificativa adequada. Obrigada

      Excluir
    6. Professor, posso copiar e colar esse recurso? Isso interfere na análise?

      Excluir
    7. marion, se você fizer isso seu recurso será recusado sem ser lido, faça com suas palavras. Tembém farei com as minhas e unniremos força.

      Excluir
  4. Muito obrigada professor! Entrarei com recurso nessa e em outras questões.

    ResponderExcluir
  5. Professor, faz pra gente o recurso daquela que fala das contribuições diretas e indiretas por favor. A questão tratou das receitas provenientes dos recursos da União como sendo diretas.

    Acho q eh a 73 do caderno cubo.

    Obrigado professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, vou tentar recurso na questão 87 (Alga), o nome é Secretaria da Receita Federal do Brasil. Lei 11.457, Art 1º. Será que tenho chance?

      Excluir
    2. Quando li essa questão ouvi a voz do professor dizendo para termos cuidado, que era SECRETARIA da receita federal. vou entrar com recurso também.

      Excluir
    3. Lembrei também dele falando haha. Pena que ele não viu minha pergunta.

      Excluir
    4. Gente, vou entrar com recurso nessa questão 87 alga, que o certo seria secretaria da receita federal e não apenas receita federal...
      Enviem um email pra mim quem estiver interessado...

      Excluir
    5. Professor, nos ajude a fazer o recurso da questão 73 do caderno alga, que fala da forma direta e indireta.

      Excluir
    6. rrodrrigo711@gmail.com a respeito de recurso da questão 87 alga, que fala em receita... quando o certo seria secretária da receita...enviem um email para mim o interessado...

      Excluir
    7. Carlos Kayke Alves, envia um email para mim, também vou entrar com recurso nessa questão 73 do caderno alga...rrodrrigo711@gmail.com

      Excluir
    8. A questão 73 está certa porque em seu texto também cita alguns contribuintes de forma direta como empregados e empregadores. Notem:

      "ALÉM DA contribuição proveniente de EMPREGADOS e EMPREGADORES, são fontes de custeio da seguridade social, de forma DIRETA e indireta..."

      Excluir
    9. Professor, não vejo erro nessa questão.embora ela afirme que são fontes (...) de forma direta e indireta, os recursos oriundo dos orçamentos... a interpretação que damos ao texto constitucional é de que a direta é a contribuição social e a indireta é a dos orçamentos. entendo essa interpretação quando tratamos de cada um isoladamente, pois quando em conjunto, não nos esqueçamos que o orçamento é composto por orçamento fiscal, orçamento de investimentos e orçamento da seguridade social. E o que encontramos no orçamento da Seguridade Social? as receitas da união, as CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS,e outras fontes. Então em última análise não vejo erro nessa questão, independente da posição onde se coloque o "direta e indireta", pois direta ou indiretamente as contribuições sociais estarão lá.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. trabalho abençoado o seu professor, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Professor, fiquei em dúvida na parte "organizados pelo Estado", não eram organizados por categorias profissionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei da mesma forma no dia da prova!

      Excluir
    2. também raciocinei desta maneira

      Excluir
    3. E ainda chama os IAPs de autarquias federais. Como assim???

      Excluir
    4. No livro do professor relata que as IPAS eram organizadas por categorias profeissionais.

      Excluir
  8. Professor, alguma questão para Analista cabe recurso?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado professor,entrarei com recurso referente a esse questão e também em relação as contribuições di retas e indiretas da união e também em relação ao Gilrat.Aguardo mais orientações suas,desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, também vou entrar contra a questão em relação as contribuições diretas e indiretas...entra em contato comigo no meu
      email.
      rrodrrigo711@gmail.com

      Excluir
  10. Pessoal, tira uma duvida que tenho. O recurso só vale para quem entra, ou todos são beneficiados?

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz uma analogia meio doida, que um professor me ensinou uma vez..... Tipo: Imagine que uma lei ou um decreto, tanto faz, HOJE em MAIO determine o fim do Estado do RJ.. E só entrará em vigor 01/01/2017... O estado do RJ vai passar a se chamar outro nome.... Se vc for no estado do RJ em dezembro de 2016 passar seu natal... Você não está no RJ ?? Já está no novo estado ?? Foi um exemplo assim que ele me deu rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Professor, a questao 56 (caderno alga) é passivel de recurso ?

    ResponderExcluir
  13. Professor, a questao 56 (caderno alga) é passivel de recurso ?

    ResponderExcluir
  14. Professor obrigada por estar conosco nesse momento. Estou tão arrasada com esse gabarito...
    Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Professor e a do parcelamento e da remuneração pra aposentadoria especial?

    ResponderExcluir
  16. Obrigado professor!!
    Essa tinha colocado como errada tambem

    ResponderExcluir
  17. Obrigada professor, ����

    ResponderExcluir
  18. parabéns Prof Hugo. Vc é exemplo de professor.

    ResponderExcluir
  19. Professor faça recurso das 2 que extrapola o edital a 56 ( que fala na lei complementar) e a 89 ( que fala do parcelamento) prova Beta

    ResponderExcluir
  20. prof. esse meu pensamento tem fudamento? ...

    ESSA QUESTÃO ... Zilda mantém vínculo empregatício com a empresa Y e com a empresa Z, das quais recebe remuneração mensal equivalente a dois e três salários mínimos, respectivamente. Nessa situação, a contribuição previdenciária de Zilda deverá incidir sobre os valores recebidos de ambos os empregos.

    NÃO PODERIA ENTENDER QUE EM UMA SERIA 8% EM 2 SALÁRIO ... E 9 % EM 3 SALÁRIOS MÍNIMO... COISA QUE É ERRADA... TERIA QUE SOMAR E FAZER UM DESCONTO DE 11% SOBRE O TOTAL AMBOS OS EMPREGOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi muito além do que a questão pediu. A assertiva foi "Nessa situação, a contribuição previdenciária de Zilda deverá incidir sobre os valores recebidos de ambos os empregos."
      Pronto, está correto, independente dos descontos alíquotas e afins, o fato é que incide.

      Excluir
    2. Mesmo assim ultrapassou ao teto.11% sobre o teto.

      Excluir
    3. Mesmo assim ultrapassou ao teto.11% sobre o teto.

      Excluir
    4. ESTUDAR DEMAIS É OSSO... VIAJEI NA MAIONESE KKK... SORTE QUE MESMO ASSIM 99 PONTOS... E RECURSO EM 8 QUESTÕES QUEM IRÃO MUDA... DEVO ESTÁ DENTRO

      Excluir
  21. Professor, além da data estar equivocada, gostaria de saber se está correto dizer que os IAPs foram transformados no INPS... Pensei que eles tivessem sido unificados mas que continuaram a existir

    ResponderExcluir
  22. GALERA NÃO COPIA E COLA O RECURSO, SENAO O CESP DESCONSIDERA TODOS QUE ESTIVEREM IGUAIS. O MODELO DE RECURSO QUE O MESTRE HUGO POSTARÁ SERÁ APENAS PARA NOS NORTEAR. NÃO COPIA E COLA SENÃO É PERDA DE TEMPO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de recurso ajuda?

      Excluir
    2. A quantidade de recurso ajuda?

      Excluir
    3. Sim, Iolanda. Quanto mais recursos a mesma questão tiver, mais chances de ser modificada no gabarito!

      Excluir
  23. Questão 79 Alga, por favor!

    ResponderExcluir
  24. Oi professor, boa noite.
    Fiz a prova de analista do inss e caiu essa questão, o gabarito oficial da cespe foi correto, considerei errada por não encontrar embasamento para os dependentes receberem auxílio funeral.
    Será que cabe recurso?
    Por fovor, me ajude. Grata.
    Aldo e Sandra são casados e pais de três crianças. Sandra é servidora pública efetiva de determinada fundação pública vinculada ao governo federal, e Aldo, que não é concursado, ocupa um cargo em comissão em um órgão público federal.
    A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir,
    referentes à seguridade social do servidor público.
    24 Os filhos de Aldo e Sandra, como dependentes de servidor público, têm direito aos seguintes benefícios do plano de seguridade social: pensão, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e assistência à saúde.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado Prof. Hugo por nos auxiliar nesse momento. Por favor, escreva recurso com relação a questão da aposentadoria especial (Questão 79)e do Parcelamento (Questão 88), ambas do Caderno ALGA.

    ResponderExcluir
  26. Q. 79 -Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial
    e dos concedidos em razão do grau de incidência de
    incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do
    trabalho, as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre
    a remuneração do segurado sujeito a condições especiais que
    lhe prejudiquem a saúde ou a integridade física.
    A BANCA CONSIDEROU CERTO PROFESSOR, MAS MARQUEI COMO ERRADA, CABE RECURSO PROFESSOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA, VOU ENTRAR COM RECURSO, ESPERO QUE O PROFESSOR TAMBÉM NOS AJUDE. RAT não é exclusivo para os trabalhados que tenham direito a aposentadoria especial, mas o que é exclusivo são as incidências dos valores adicionais de 12%, 9% e 6%.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso mesmo João e Rodrigo, também entrarei com recurso. EXCLUSIVAMENTE, tá errado!

      Excluir
    4. Aleluia! !!
      Eu tava achando q era só eu....essa questão está totalmente ERRADA. .
      ..Os ACRÉSCIMOS. ..
      SOMENTE OS ACRÉSCIMOS é w são exclusivos.
      Dec.3048 art. 202.
      8213 art. 57 parag. 6 e 7.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  27. Professor fará recurso para a 79 do caderno cubo, que fala "Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial..... Pois esse gabarito está equivocado, e gostaria de saber se as questões e 87 é passível de recurso? Se for pode me ajudar? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  28. Professor, a da contribuição da empresa para aposentadoria especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso essa questão com certeza cabe recurso.....

      Excluir
  29. Retificando as questões 84 e 87 do caderno cubo.

    ResponderExcluir
  30. q. 88 - As contribuições devidas à seguridade social já descontadas
    dos segurados empregados e não recolhidas até seu vencimento
    poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado.
    esse conteúdo não está no edital professor, como fazer recurso professor?

    ResponderExcluir
  31. TODO MUNDO QUE LEMBRE DO LIVRO DO PROFESSOR INCLUSIVE EU VAI ENTRAR COM RECURSO NESSA QUESTÃO.

    ResponderExcluir
  32. 54 cubo - De acordo com o principio da universalidade da seguridade social, os estrangeiros no Brasil(qual dele os residente ou os de passagens dupla interpretação) poderão receber atendimento da seguridade social. IMPOSSÌVEL se fosse da saúde seria correto, pois se um estrangeiro vier a passeio no Brasil e quiser fazer parte da previdência e assistência pode. acho que a banca não foi feliz e me tirou 2 ponto uma dela e outra certa acho que seria interessante anular a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.E aliás, o constituinte originário no art. 194 parágrafo único, inciso I - Denominou como Princípio da Universalidade da Cobertura (objetiva) e do Atendimento (subjetiva). Inclusive, nos RPPS só se aplica o da Universalidade da cobertura. Portanto, discordo dessa denominação usada pela banca como universalidade da seg. social. Vou entrar com recurso nessa questão. o nome do princípio não é universalidade da seg. social.

      Excluir
  33. alguém conseguiu achar o link no site da CESPE para entrar com recurso?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Professor, cabe recurso em alguma questão para analista? Grata!

    ResponderExcluir
  36. Oi professor, boa noite.
    Fiz a prova de analista do inss e caiu essa questão, o gabarito oficial da cespe foi correto, considerei errada por não encontrar embasamento para os dependentes receberem auxílio funeral.
    Será que cabe recurso?
    Por fovor, me ajude. Grata.
    Aldo e Sandra são casados e pais de três crianças. Sandra é servidora pública efetiva de determinada fundação pública vinculada ao governo federal, e Aldo, que não é concursado, ocupa um cargo em comissão em um órgão público federal.
    A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir,
    referentes à seguridade social do servidor público.
    24 Os filhos de Aldo e Sandra, como dependentes de servidor público, têm direito aos seguintes benefícios do plano de seguridade social: pensão, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e assistência à saúde.

    ResponderExcluir
  37. A questão 78 do caderno BETA, a palavra exclusivamente torna a questão errada e o CESPE considerou-a certa. (Gostaria de um modelo para Recurso)
    "...as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais..."

    ResponderExcluir
  38. 73 - cubo Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da união, dos estados, do DF e dos municipios. pode que a questão foi tão mal formulada que da pena, teria que ser assim "uma de forma direta e outra de forma Indireta mesmo estando deslocado com a vírgula colocando de forma direta não da pra ter a mesma percepção questão ao me ver errada. da dupla interpretação. me tirou 2 pontos seria interessante cancelar para que ninguém perca ou ganhe pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa no mínimo tem que seer considerada mal formulada, pq mudou totalmente o entendimento, e não é falta de interpretação não.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Mas no caso a quesão e quando foi reunido e não quando foi criado. Criar é diferende de valer,não é?

    ResponderExcluir
  41. Caro professor, nos ajuda a fazer recurso na questão 78 também, do caderno Beta. Esse EXCLUSIVAMENTE, isso tá errado. Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Olá professor, boa noite. qual será o recurso para as questões 79 (Para efeito de custeio dos benefícios...) e 88 (As contribuições devidas...)? Caderno cubo.

    ResponderExcluir
  43. Prof. Hugo Goes, Além dessa fundamentação é correto afirma que as Caps não foram reunidas nos Iaps como está mencionado na questão ??

    ResponderExcluir
  44. professor e essa aqui está errada né?? ajuda-nos!!

    Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial
    e dos concedidos em razão do grau de incidência de
    incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do
    trabalho, as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre
    a remuneração do segurado sujeito a condições especiais que
    lhe prejudiquem a saúde ou a integridade física.

    ResponderExcluir
  45. Olá professor, boa noite. qual será o recurso para as questões 79 (Para efeito de custeio dos benefícios...) e 88 (As contribuições devidas...)? Caderno cubo.

    ResponderExcluir
  46. Olá Professor..
    A 73 e a 79 do caderno ALGA também estão em desacordo com o gabarito postado pelo senhor. faz recurso para estas também.
    ANULAÇÃO DA 88 QUE NÃO COSTA NO EDITAL

    ResponderExcluir
  47. PROFESSOR....

    Além da contribuição proveniente dos empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

    Resposta errada. CESPE TA DANDO COMO CERTO.. SOCOOORRO...

    Ainda usa União (em letra maiúscula), estados (minúscula) , DF (maiúscula).....

    Questao 72 da prova beta

    ResponderExcluir
  48. Boa noite professor. Se possível faça pra gente recurso das seguintes questões. Caderno Alga 53 (década de 30), 57(Pedro trabalha como professor), 73(Além da contribuicao) 79(Parte do custeio ...exclusivamente...) Ajude-nos em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo fiz um recurso para a questão 57, lembrando que não pode ser igual.

      A questão 57 caderno alga diz:
      Pedro trabalha como professor remunerado de uma escola particular e, concomitantemente, explora atividade agropecuária "em regime de economia familiar" em uma chácara de "DOIS módulos fiscais".
      Assertiva: Nessa situação, Pedro é segurado obrigatório do RGPS em relação a cada uma das atividades realizadas.
      Gabarito: C
      Descordo, pois, como diz a lei 8213:
      V - como contribuinte individual:
      a) ... quando em área igual ou "inferior a 4 (quatro) módulos fiscais" ou atividade pesqueira, COM AUXÍLIO DE EMPREGADOS OU POR INTERMÉDIO DE PREPOSTOS.
      Na questão afirma que é em regime de ECONOMIA FAMILIAR e não com auxílio de EMPREGADOS ou por INTERMÉDIO DE PREPOSTO.
      Conclui-se que SERIA segurado especial e NÃO contribuinte individual, e por trabalhar como professor de uma escola particular, descaracterizaria essa classe de segurados, pois a mesma não admite atividade remunerada por mais de 120 dias.
      Pelo fato de ter sido descaracterizado como especial e não está enquadrado, de acordo com a lei, como contribuinte individual, a conclusão é que ela se enquadraria como segurado FACULTATIVO e não segurado OBRIGATÓRIO.
      Gabarito: E

      Excluir
  49. Professor, mais uma aqui. Questão 106 caderno cubo. (O cnas tem caráter paritário:...)...

    Se formos pelo texto literal da Lei ela diz no Art. 16 “As instâncias deliberativas do Suas, de caráter
    permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil”. Assim, o caráter é permanente e
    a composição é que é paritária. O meu ponto de vista é que o se o texto afirmasse que a composição do
    CNAS é paritária estaria certo, mas eles colocaram que o caráter é paritário. Se analisarmos fora do
    texto literal da lei estaria certo, porque seria uma característica, mas pelo texto literal da Lei está errada.

    O que o Senhor acha? Cabe o recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  50. Caro professor, analise por gentileza a questão 73 (muito mal redigida) e a 79 (a SAT incide sobre a remuneração total) do caderno alga. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  51. Caro professor, analise por gentileza a questão 73 (muito mal redigida) e a 79 (a SAT incide sobre a remuneração total) do caderno alga. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  52. Professor, aquela que fala das contribuições diretas e indiretas, a que tratou das receitas provenientes dos recursos da União como sendo diretas cabe recurso?? Se sim, por favor, faça para nós termos uma base!! :) Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questao coloquei como errada. E eles consideraram certa. Ue na lei nao existe a palavra oriundo.

      Excluir
  53. Como se faz para calcular nossa pontuacao?

    ResponderExcluir
  54. Professor, faz pra gente o recurso da questão 54 do caderno cubo: De acordo com o princípio da universalidade da seguridade social, os estrangeiros no Brasil poderão receber atendimento da seguridade social.

    Essa questão deve ser considerada errada, já que a CF/88 só abrange os estrangeiros residentes no país.

    ResponderExcluir
  55. Professor Hugo a questão 31 do caderno Cubo "A garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos do governo esta relacionada ao principio da eficiencia?
    Deram o gabarito como Certo, mas não seria o principio da Publicidade?

    ResponderExcluir
  56. Professor, os recursos poderão ser igual? ou temos que usar o seu como base para fazer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os recursos não podem ser iguais, você tem que elaborar o seu, com base nos argumentos do professor, senão o Cespe não considerará.

      Excluir
  57. Professor poderia me auxiliar quanto a questão nº 72 do caderno beta.
    Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.
    Gabarito oficial Certo.
    Há possibilidade de recurso ?

    ResponderExcluir
  58. A 79 do Alga professor, se puder faz pra gente. É a que fala que "as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais..."

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Professor, sobre a questão 53 do caderno Alga, a pergunta é quando houve a transformação, a transformação foi em 1966, não importa se esta transformação passou a vigorar em 1967.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu pensei assim também!! Vc vai entrar com recurso, pq a questão não foi clara!!

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Aqui tem alguns recursos prontos talvez ajude!

    http://blog.alfaconcursos.com.br/recursos-para-a-prova-do-inss/?utm_campaign=gabarito_extra_oficial_inss&utm_source=facebook&utm_medium=mural&utm_content=20160517_recursos

    ResponderExcluir
  62. Só para constar tem que ser diferente os recursos. Mude mas não altere o sentido.

    ResponderExcluir
  63. Professor faça recurso das 2 que extrapola o edital a 56 ( que fala na lei complementar) e a 89 ( que fala do parcelamento) prova Beta

    ResponderExcluir
  64. professor esta questão não esta errada pois seu livro na pag 4 diz " O INPS foi criado pelo decreto- lei 72-66. este decreto lei é de 21-11-1966 não seria interessante anular e não alterar a resposta.

    ResponderExcluir
  65. Prova alga questao 85. As empresas são obrigadas a recolher a contribuição do C. I a seu serviço, DESCONTANDO DA RESPECTIVA REMUNERAÇÃO.
    Não seria descontado do Salário de contribuição? Já que se trata da própria contribuição do C.I?

    ResponderExcluir
  66. Acertei essa. Acredito q a maioria acertou. Tomara q não anulem kkkk

    ResponderExcluir
  67. Corretíssimo professor! Entrarei com recurso também

    ResponderExcluir
  68. Gente quando a questão é anulada todos ganham o ponto, mesmo quem deixou a questão sem responder?

    ResponderExcluir
  69. parabéns Prof Hugo. Vc é exemplo de professor.

    ResponderExcluir
  70. A questão 79 do caderno ALGA: Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial. ..

    Questão errada!
    O art. 202 do RPS diz que as aliquotas de 1%, 2% ou 3% serão aplicadas sobre a remuneração dos empregados e avulsos. O Paragrafo 1° diz que as aliquotas do caput serao acrescidas fe 12, 9 ou 6% se a atividade ensejar a concessão de aposentadoria apos 15, 20 ou 25 anos, respectivamente.
    Já o paragrafo 2° do mesmo art. Preconiza que OS ACRÉSCIMOS DO PARAGRAFO ANTERIOR INCIDE EXCLUSIVAMENTE sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais.
    Dessa forma o conteudo do caput do art 202 diz que as aliquotas sao aplicadas de forma generica aos empregados e avulsos.
    So existe exclusividade quando se tratar do acrescimo de 12, 9 ou 6%. Como a questão nao mencionou essa ressalva Ta Errado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  71. Também concordo, marquei errada também.

    ResponderExcluir
  72. Qual o critério de avaliação, a cada reposta errada anula um certa?

    ResponderExcluir
  73. Grata! Eu também entrarei com o recurso! Tinha absoluta certeza disso por isso marquei errada!

    ResponderExcluir
  74. Prof.Hugo Goes, meu anjo salvador da Pátria, faz recurso para a 88.

    "As contribuições devidas à Seguridade Social já descontadas dos segurados
    empregados e não recolhidas até o seu vencimento poderão ser objeto de acordo para
    pagamento parcelado."
    GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
    Fundamentação: Lei 10.522/2002, art. 14, I (em regra, não é permitido parcelas tais contribuições). Cabe recurso, pois o tema não consta do edital. Pelo amor de Deus, me ajude!! Obrigada de antemão por toda a diferença que você fez na minha vida com suas aulas e seus livros. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  75. Como vi um colega comentando no facebook, vou apenas repostar o comentário dele:
    " "Em 1966, esses institutos foram transformados no INPS". A questão não está perguntando quando entrou em vigor! Decreto lei 72/66. Portanto a questão está correta pela minha interpretação! Se a cespe quisesse teria colocado ou mencionado os seus efeitos. E ela não o fez!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a lei só cria algo quando ela está vigente. Antes disso ela está informando uma programação apenas.

      Excluir
    2. Concordo,seria injusto se alterassem o gabarito, pois cabe interpretação pra ambos os lados... imagina se o preliminar coloca errado e recorrem pra alterar pra certo, seria injusto com quem colocou errado... ideal seria a anulação.

      Excluir
    3. Mas a lei só cria algo quando ela está vigente. Antes disso ela está informando uma programação apenas.

      Excluir
    4. A lei já havia sido criada ela só não estava vigente, ainda.

      Excluir
    5. A lei foi criada em 66, mas não se discute isso, se discute a criação do INPS. Ele foi criado quando a lei tornou-se vigente. Antes de estar vigente ela nada poderia criar.

      Excluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Prof. boa noite. Na hora em que abri a prova e vi as questões sobre assistência, fui logo pensando no tamanho do nosso aulão de sábado para quase nada. O CESPE, brincou de elaborar prova para o INSS. Além disso, creio eu que serão muitas questões anuladas. Isso pode inclusive levar a uma análise melhor pelo INSS, para a escolha da banca em seus próximos concursos. Contudo, eu gostaria ainda de saber deste amigo professor. Se algum recurso impetrado for provido em alguma questão. fica válido a todos os candidatos ou deve ser impetrado um por vez. Até para uma questão de acumulo de reclamações? Aproveito para lhe parabenizar pelo trabalho, o esforço por ajudar e o seu compromisso. Muito Obrigado.

      Excluir
  77. Não vou entrar com recurso porque acho que a banca está correta.

    ResponderExcluir
  78. Estaria errada no final da assertiva tivesse por exemplo: "independente de qualquer situação"

    ResponderExcluir
  79. "poderão receber" é diferente de "receber", o primeiro significa apenas uma hipótese e não uma obrigação

    ResponderExcluir
  80. "poderão receber" é diferente de "receber", o primeiro significa apenas uma hipótese e não uma obrigação

    ResponderExcluir
  81. Obrigado, professor!!! O único que faz acompanhamento preventivo e corretivo (pós-prova) do concurso do INSS.

    ResponderExcluir
  82. Professor Hugo, elabora uma recurso contra a questão 56 da prova cubo que diz: Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados...

    No vídeo você falou que essa questão cobra assunto que não está no edital, mas você não fez recurso contra ela.

    ResponderExcluir
  83. Professor Hugo, elabora uma recurso contra a questão 56 da prova cubo que diz: Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados...

    No vídeo você falou que essa questão cobra assunto que não está no edital, mas você não fez recurso contra ela.

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Postei recurso para as questões 72, 78 e 89 do caderno BETA.
    é Deus quem está no comando. Não vou apavorar, porque Ele é quem pode todas as coisas.

    ResponderExcluir
  86. Postei recurso para as questões 72, 78 e 89 do caderno BETA.
    é Deus quem está no comando. Não vou apavorar, porque Ele é quem pode todas as coisas.

    ResponderExcluir
  87. professor pode mandar o recurso idêntico a esse? pois la fala que não serão aceito argumentos idênticos???

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Com relação a questão 53., os IAPs, segundo seu livro, foram organizados por categorias profissionais, onde posso achar esse embasamento para recurso? Existe alguma lei que diga isso? entrei nos decretos do IAPM, IAPC e afins mas não achei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho o mesmo, porem não achei nada sobre isso, pq as IAPs, foram organizas por categorias profissionais.

      Excluir
  90. Fiz recurso sobre a questão 22 (alga) "ainda que o servidor e sua esposa...". Ao meu ver a questão faz mensão ao caso concreto "considerando que determinado...". Assim, dá o entendimento que o pedido de remoção do servidor fora feito. Tão logo, o "poderia" dá a entender que é um ato discricionário. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gustavo, concordo contigo. Pensei da mesma maneira e já fiz um recurso em relação a essa questão.

      A palavra "PODERIA" está empregada no Futuro do Pretérito.
      O futuro do pretérito indica um FATO QUE PODERÁ OU NÃO OCORRER.

      Excluir
    2. Quer que eu envie o recurso para você dar uma olhada? me passa o e-mail!

      Excluir
  91. muitas questões corretas e o pessoal querendo anular tudo..questão 88,53,79, e mais algumas todas corretas..
    o meu recursso vai ser para não anular..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Freitas! Está no seu direito, assim como todos nós!

      Excluir
  92. muitas questões corretas e o pessoal querendo anular tudo..questão 88,53,79, e mais algumas todas corretas..
    o meu recursso vai ser para não anular..

    ResponderExcluir
  93. Prof° Hugo Goes, posso copiar os seus argumentos para interpor os recursos à banca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem fizer isso a banca não vai considerar pois vai receber varias cópias identicas.

      Excluir
  94. Bom Dia, professor!

    As questões sobre a a lei 8.742/1993 cabe recurso.. pelo amor de Deus nos ajude amontar um recurso para anular essas questões.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impossível anular questões que estão no edital ou seja no final edital

      Excluir
  95. Professor Hugo, bom dia!

    Desde já agradeço todo conhecimento passado.

    Aproveito a oportunidade para questioná-lo a respeito da questão 118, da prova Cubo. A referida questão afirma que a dona de casa e o estudante podem filiar-se facultativamente ao RGPS mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios da previdência social. O gabarito deu a questão como certa. Contudo o estudante para poder filiar-se como segurado fac. deve ser maior de 16 anos e a questão não colocou em nenhum momento essa exigência para o enquadramento. E não é qualquer estudante que pode filiar-se, é apenas o estudante maior de 16 anos que não se enquadre como segurado obrigatório. Não caberia recurso nesse sentido? Se concordar comigo, poderia me ajudar na confecção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu coloquei recurso neste mesmo sentido

      Excluir
    2. Raciocínio coerente.. Entretanto acredito que "pode" abre permissão para questão ser certa, pois só fala que existe a possibilidade.

      Excluir
  96. Sobre a questão 53 do caderno cubo. As Caps não coexistiram com os Iaps até 1966?

    ResponderExcluir
  97. Professor, vou interpor recurso da questão 28 do caderno ALGA. Parece referir-se claramente ao Princípio da Publicidade e não da eficiência. E como a banca gosta de trocar os princípios nesse tipo de questão, estava certa que era errada.

    ResponderExcluir
  98. pessoal neste link tem recursos fundamentados de varias questões de todas matérias http://blog.alfaconcursos.com.br/recursos-para-a-prova-do-inss/

    ResponderExcluir
  99. Acredito nao caber recurso na 53..Pessoal lenham a frase: "Unifica os Institutos de Aposentadoria e Pensões e cria o Instituto Nacional de Previdência Social" (não houve nenhuma extinção,tão pouco sugiu algo inédito... concordam?" = essa frase podemos interpretar de que forma? que aconteceu então uma transformação, FORAM TRANSFORMADOS...como diz no Art 46. O presente decreto-lei entrará em vigor no primeiro dia do segundo mês seguinte ao de sua publicação 67. vigorar=transformar? acho que não. Mais é só minha forma de interpretar respeito a ideia dos outros, principaolmente do professor, porem discordo! QUESTÃO CERTA
    Use como exemplo o raciocínio:vamos pegar alguma coisa, nao vamos elimina-la, vamos dessa coisa gerar outra coisa, em determinada data, e surgirá algo novo nessa mesma data. O que foi que aconteceu? uma transformação.. agora a data que irei utilizar(vigorar) esse novo processo nao é a questão e sim a data da transformação. isso é apenas minha forma dde pensa, questão de interpretação!

    ResponderExcluir
  100. 1953 - CAPFESP - Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos (Decreto nº 34.586, de 12 de novembro de 1953); Algumas CAPs coexistiram com os IAPs, não foram todas substituidas.

    ResponderExcluir
  101. 1953 - CAPFESP - Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos (Decreto nº 34.586, de 12 de novembro de 1953); Algumas CAPs coexistiram com os IAPs, não foram todas substituidas.

    ResponderExcluir
  102. Querem anular as certas, que vocês marcaram erradas....a cespe não vai acatar....
    deixa quieto....

    ResponderExcluir
  103. Na década de 30 do século passado, as caixas de aposentadoria
    e pensões foram reunidas nos institutos de aposentadoria e
    pensão, organizados pelo Estado como autarquias federais.
    Em 1966, esses institutos foram transformados no INPS. Professor para mim a questão 53 está errada por causa que os IAPS não eram ORGANIZADOS pelo Estado, mas sim por categorias profissinais, o que o EStado fazia no IAPs era ADMINISTRAR. EStou errado?

    ResponderExcluir
  104. infelizmente esta esta didaticamente correta e a banca não vai mudar o gabarito desta questão pois no próprio site do INSS diz 72-66 ano de 1966.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgeavi concordo com vc..do mesmo modo acho equivoco do professor elaborar um recurso para a 88, não tem nada a ver. está claro no art 244 do rps.

      Excluir
  105. Olá, Prof. Quanto as questões 102 a 110, fiquei em dúvida quanto a previsão delas no edital do técnico (nível médio). Neste edital consta a lei 8742/93, mas no tocante a fontes e autonomia. Não seria o caso de anulação?

    ResponderExcluir
  106. Apesar de saber que a criançao foi em 1967, marquei certo por entender que o período é aproximado e nada surge do dia pra noite.. Tem -se todo um período de transição e tanto 1966 como 1967 podem estar certos dependendo da interpretação. O mais sensato seria anular a questão, haja vista que não prejudicaria quem foi "flexível" com a banca, como quem foi mais minucioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma questão ser definida por dada é muita bitolação. Qual o grau de conhecimento q se mede com isso tendo questões tão mais relevantes para abordar? Nessa aí, cespe encarnou fcc. Rs

      Excluir
  107. Olá professor e colegas, gostaria de saber se alguém tem um modelo para eu poder recorrer a questão 31 do caderno CUBO,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  108. Professor, quantos pontos liquidos o Sr. acha que sera necessário para ser aprovado na gerencia de Divinopolis MG?

    ResponderExcluir
  109. Professor, muito obrigada pela ajuda, o senhor é 1000!!!!!

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes