Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Terceiro recurso em face do gabarito preliminar da prova de Técnico do Seguro Social

73. Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

GABARITO PRELIMINAR: C

De acordo com o disposto no caput do art. 195 da Constituição Federal, a Seguridade Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das contribuições sociais.

Com base no art. 195 da Constituição Federal, percebe-se que há duas formas por meio das quais a sociedade financia a seguridade social: uma direta e outra indireta. A forma direta ocorre por meio do pagamento de contribuições sociais. A forma indireta ocorre mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  
A questão em tela afirma que os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta. Não! Essa fonte não é simultaneamente direta e indireta. Essa é apenas a forma indireta por meio da qual a sociedade financia a seguridade social.

Diante do exposto, rogo pela mudança de gabarito de CERTO para ERRADO.

117 comentários:

  1. Professor, os recursos não podem ser iguais, é isso?? Senão invalida???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa mudar as palavras/forma de argumentar,mas o argumento/fundamentação deve continuar, pois está perfeito!

      Excluir
    2. óbvio que não. ninguém vai copiar e colar né.

      Excluir
    3. Gente, vcs estao esquecendo de olhar o "alem das" preposicao de adicao! Alem "dessas" existem "essas". As duas estao incluidas como direta e indireta. Basta inverter o inicio da frase colocando no fim. O "de forma direta e indireta" veio separado por vírgula! Português puro! Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Gente, vcs estao esquecendo de olhar o "alem das" preposicao de adicao! Alem "dessas" existem "essas". As duas estao incluidas como direta e indireta. Basta inverter o inicio da frase colocando no fim. O "de forma direta e indireta" veio separado por vírgula! Português puro! Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Pensei do mesmo jeito que você, pra mim está correta.

      Excluir
    7. A doutrina majoritária entende que a direta são as contribuições sociais e a indireta os recursos dos orçamentos! Cabe recurso sim,até porque a própria cespe já considerou uma questão desse tipo,considerando os recursos dos orçamentos como indireta, como correta

      Excluir
    8. pra mim está certa também

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Vejam, esta questão ajuda na argumentação:

      (2013/CESPE/MTE/Auditor Fiscal do Trabalho) Julgue os próximos itens, acerca da conceituação, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social.
      A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. (Gabarito Oficial CERTO)

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. Gente essa questão é de Direito Previdenciário, não de português. Então temos que levar em consideração a literatura da LEI.

      Excluir
    13. Senhor Igor, LENDO NA ORDEM DIRETA, fica mais DIRETO o erro da questão. Releia a sua ordem direta e você mesmo verá.

      Excluir
  2. Será um crime do CESPE não aceitar recurso nessa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Na verdade em várias questões, pois estão contrárias as leis que são claras, fizeram afirmações mas esqueceram das exceções que estão presentes na lei dessa forma terão que alterar várias questões.

      Excluir
  3. Olhem essa questão:

    (TRF 1ª Região — XII Concurso — Juiz Federal Substituto — 2006) Assinale a alternativa incorreta:
    a) A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social, segundo princípios e diretrizes previstos em lei, entre eles a universalidade da cobertura e do atendimento, equidade de participação no custeio, uniformidade e equivalência de benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
    b) A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família, reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
    c) A Assistência Social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à Seguridade Social.
    d) A Seguridade Social é financiada, de forma direta e indireta, nos termos da Constituição e de lei específica, mediante recursos exclusivamente provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais.


    GABARITO LETRA D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi a banca desse concurso?

      Excluir
    2. 73 - Forma Direta a primeira parte da questão e indireta a parte final, a frase pode estar mal organizada mas não errada, estão desconsiderando a primeira parte.

      Excluir
    3. Está errada e não é só apenas pq está mal organizada, é porque o sentido foi alterado em relação ao texto original O problema todo foi o termo ALEM. Com isso afirmou que o orçamento da União Estados, DF e Municípios é contribuição indireta e DIRETA. O Examinador foi dificultar e levou rasteira do português.

      Excluir
    4. Ana paula morais. A resposta do gabarito esta correta pq o erro esta na palavra "exclusivamente" a pergunta pede a questao errada, entao a letra D

      Excluir
  4. Quem estudou não acertou essa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente...o artigo 195 esta totalmente claro e não dá margem para dupla interpretação..me lembrei muito claramente da diferença gritante entre a forma direta e indireta de financiamento.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo professor de acordo com oque estudei com você é isso mesmo marquei errado. Espero que essa abençoada banca aceite o recurso que é o obviamente certo..

    ResponderExcluir
  7. professor Hugo Goes e a 114 da prova alga??

    ResponderExcluir
  8. Professor o senhor vai fazer algum modelo sobre a questão que fala no RAT??? Obrigada Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que esperar até amanhã pra entrar com recurso
    ???

    ResponderExcluir
  10. Questão, no mínimo, mal redigida. Por causa de uma vírgula prejudicou o julgamento objetivo de quem estudou.

    ResponderExcluir
  11. Professor, por favor, faça um modelo de pedido de anulação da questão 56 (prova BETA) que diz:"Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas relacionadas à seguridade social". Já que este assunto não consta no edital, estando, no entanto, previsto nos artigos 21 e 32 da CF. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Professor, obrigada mil vezes!!!

    ResponderExcluir
  13. Essa questão não é de direito previdenciário, e sim de português, pois se colocarmos a oração na posição adequada, veremos que a questão está correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da forma que a oração foi escrita houve mudança de sentido, portanto questão errada!

      Excluir
    2. Da forma que a oração foi escrita houve mudança de sentido, portanto questão errada!

      Excluir
    3. De que forma você mudaria para ela ficar correta? Pois a palavra "além", quando mudada a ordem, fica meio sem sentido a frase!

      Excluir
    4. São fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos provenientes da união, dos estados, do DF e dos municípios, além da contribuição proveniente dos empregados e empregadores .

      Excluir
    5. Flávio, pela reescritura tem se a seguinte interpretação: os recursos provenientes da união, dos estados, do DF e dos municípios são fontes diretas e indiretas e as contribuições sociais dos empregados e empregadores tbm. O que está errado. E

      Excluir
  14. Boa noite Professor... Por favor,
    preciso de auxílio
    1º Preciso saber como faço para participar dos Rankings e acompanhar a Classificação do INSS
    2º Sobre Pontuação : Tem alguém de Sorocaba e Região aqui?Parece que todo mundo foi melhor do que eu... quase todos estão com pontuação líquida na casa dos 90 Pontos!
    Eu Acertei 92 questões e errei 28 ( 18 erros em Conhecimentos Gerais e 11 em Específico) logo , 50-36 = 14 pontos em C.Gerais e 70-22 = 49 em Específico, fechando o total de 62 Pontos Líquidos (120-58)
    Será que com 62 Pontos tenho chance? Sorocaba foram 22 mil inscritos, uma média de 1 vaga para cada 1,490 pessoas??? Por favor me responda! Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega no edital quantidade de pontos minimos no basico é de 16 pontos, ou estou enganada?

      Excluir
  15. olhem a letra D dessa questa

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: DPE-RO Prova: Defensor Público

    Com relação aos princípios e objetivos que norteiam a seguridade social no Brasil, assinale a opção correta.
    a) Com relação à seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, o legislador ordinário deve escolher os eventos que serão cobertos pela previdência social, levando em conta as possibilidades econômicas dos segurados.
    b) As populações urbanas e rurais devem receber tratamento uniforme e equivalente com relação aos benefícios e serviços, de forma a reparar injustiça histórica com os trabalhadores rurais, porém, devido à reduzida capacidade de contribuição desses trabalhadores, a concessão dos benefícios deve exigir um maior período de carência.
    c) A irredutibilidade do valor dos benefícios tem como escopo garantir que a renda dos benefícios previdenciários preserve seu valor real segundo critérios estabelecidos por lei, sem qualquer vinculação ao salário mínimo, dada a vedação de sua vinculação para qualquer fim.
    d) No que concerne à diversidade da base de financiamento, a seguridade social deve ser financiada por toda a sociedade, de forma direta, mediante contribuições provenientes do trabalhador, da empresa e da entidade a ela equiparada, da União e dos demais segurados e aposentados da previdência social e, ainda, das contribuições sobre a receita de concursos de prognósticos.
    e) O custeio da seguridade social deve ser equânime, dadas as possibilidades de cada um. Lei complementar garante às empresas o repasse do custo da contribuição aos preços praticados no mercado.

    gabarito C, portanto considerou a D, como errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposentados não contribuem para previdência social

      Excluir
    2. Paulo Henrique, olhou forma? A questao so fala de forma direta e a indireta nao foi citado

      Excluir
  16. Professor, poderia elaborar um com a questão 56? Vi um vídeo seu onde dizia que extrapolava edital.

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi, apesar de não ser muito bom em português, que o direta e indiretamente estava isolado por vírgulas para confundir as pessoas e levarem ao pensamento expressado pelo professor Hugo. Respondi igual ao gabarito, tive dúvidas, mas pelo uso das vírgulas optei por colocar certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei assim.. e se considerarem errado perdemos nosso ponto?

      Excluir
    2. Sim, infelizmente, mas faz parte do show rs Creio que a banca não aceite esse recurso pois a vírgula tava muito explícita lá. Agora só nos resta aguardar. Boa sorte

      Excluir
    3. Sim, infelizmente, mas faz parte do show rs Creio que a banca não aceite esse recurso pois a vírgula tava muito explícita lá. Agora só nos resta aguardar. Boa sorte

      Excluir
    4. Mesmo com a vírgula, fica explícito que está citando que a União, .... são fontes diretas e indiretas.

      Excluir
    5. Concordo com vc realmente fica subtendido dessa maneira, então a questão com plena certeza está errada mesmo

      Excluir
  18. Professor,

    A questão 97 do caderno CUBO

    Um dos critérios para o idoso habilitar-se à concessão do BPC é não possuir outro benefício da seguridade social, excetuados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória

    O bolsa família é um beneficio de transferência de renda da assistência social, logo é da seguridade social. O senhor vai formular algum recurso a respeito desta questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q cespe quer mudar atividade do inss rsrs

      Excluir
  19. Essa questão está correta sim, é só prestar atenção na vírgula !!

    ResponderExcluir
  20. Exatamente é o que eu acho também essa frase essa questão não está na ordem direta então então colocando na ordem direta faz sentido

    ResponderExcluir
  21. E a questão que fala da Receita Federal do Brasil? O professor fez questão de frisar em aula que o nome correto era SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Como o termo Secretaria foi suprimido, marquei como errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei com recurso pra essa.. a lei 11.457/07 deixa explícito o termo correto.

      Excluir
    2. Geralmente a cespe gosta de termos incompletos e dar como cespe

      Excluir
  22. Ótimo recurso professor
    Conforme sempre aprendi contribuição social e forma direta e orçamentos forma indireta somente é não direta como exposto no enunciado

    ResponderExcluir
  23. Quem fez pra gerência de Vitória da Conquista - Ba, comentem seus pontos líquidos aqui, por favor! Rsrsrrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica. Não sou de VC, mas nos rankings montados aparece um com 101 pontos líquidos, seguido de 94, 82, 76, ... claro, dos que se cadastraram no ranking. Quantos pontos você fez?

      Excluir
    2. Uilian muneretto de onde vc é? Qual gerencia? Por favor colega

      Excluir
    3. Edvald, sou de Caxias do Sul-RS e você?

      Excluir
  24. Vou incluir outras questões o cespe já se posicionou dessa forma em questões anteriores. Pessoal coloquem também as questões, por favor.

    ResponderExcluir
  25. talvez essa questão esteja certa se formos considerar que o "além" do começo da questão inclui as contribuições sociais com as contribuições indiretas citadas. sendo assim a parte que fala direta e indireta estaria relacionada tanto às contribuições citadas no começo da questão, como a da parte final.

    ResponderExcluir
  26. Professor, por que a contribuição não é direta, se a própria lei 8212 diz:

    Art. 16. A contribuição da União é constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente na lei orçamentária anual.

    Parágrafo único. A União é responsável pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefícios de prestação continuada da Previdência Social, na forma da Lei Orçamentária Anual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque todo dinheiro que vem da União veio de nós contribuintes, dinheiro de impostos, logo, continua sendo indireta a contribuição.

      Excluir
    2. Mas, uma vez pertecendo a Uniào, a sua contribuição, especificadas para a seguridade social, é direta. A sociedade nem é mencionada na questão. Creio q vcs estão procurando letra de lei aqui, mas não é esse o objetivo.

      Excluir
  27. Lembremos que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios contribuem além da forma indireta, que é a mais conhecida, também contribuem de forma direta, pois os entes da federação também estão sujeitos à cota patronal quando algumas pessoas físicas lhes prestam serviços, sob a forma das regras de direito privado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor quem marcou certo pedir a anulação pra não perder 2 pontos com uma mudança pra errado... bom argumemto

      Excluir


  28. Art. 195. da CF de 1988, diz:

    A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais.

    Pelo que se consta no caput do artigo 195 da Constituição Federal de 1988, a interpretação é a seguinte:
    a forma de financiamento é feita tanto pela direta quanto a indireta, sendo o formato de financiamento para a seguridade social é aplicado tanto para os entes da federação quanto para as contribuições sociais. Observa-se isso pela leitura do dispositivo.

    ResponderExcluir
  29. Essa é unânime mesmo!

    ResponderExcluir
  30. Essa é unânime mesmo!

    ResponderExcluir
  31. O gabarito do Cespe está claramente errado!

    ResponderExcluir
  32. O gabarito do Cespe está claramente errado!

    ResponderExcluir
  33. Quem foi aluno do professor Hugo não errou essa. Ai vem a Cespe e diz que está errado! É para tirar a paz do candidato, para rorturar emocionante!

    ResponderExcluir
  34. Obg Professor Hugo Goes. Mil vezes o melhor.

    ResponderExcluir
  35. No mesmo sentido, esta banca CESPE considerou CORRETA a assertiva abaixo, constante da prova do concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, realizado em 2013:

    Julgue os próximos itens, acerca da conceituação, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social.

    A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

    vai entender rs!

    ResponderExcluir
  36. No mesmo sentido, esta banca CESPE considerou CORRETA a assertiva abaixo, constante da prova do concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, realizado em 2013:

    Julgue os próximos itens, acerca da conceituação, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social.

    A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

    vai entender rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu entendi que é questão de português.

    Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

    O "de forma direta e indireta" está entre vírgulas, ou seja, é uma explicação. A pergunta deve ser lida da seguinte maneira.

    Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

    Esse foi meu entendimento. Pois "de forma direta e indireta" foi uma explicação das fontes de custeio da seguridade social, e não que afirma que as fontes da União são das 2 formas.

    ResponderExcluir
  39. Exatamente. Assisti suas aulas e tenho o livro 11°edicao.

    Indireta!

    ResponderExcluir
  40. Exatamente. Assisti suas aulas e tenho o livro 11°edicao.

    Indireta!

    ResponderExcluir
  41. Se a questão dá margem a mais de uma interpretação, ela deve ser considerada ERRADA, ou então a banca ANULAR para não prejudicar quem marcou CERTA, na minha opinião. Questão objetiva é para ter apenas uma interpretação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  42. galera,vamos entrar com recurso.Gabarito Cespe esta de brincadeira com quem estudou tanto...
    abs

    ResponderExcluir
  43. A banca inverteu a oração original para tentar confundir os candidatos que estudaram pelos livros e pela letra da lei; todavia, ela foi mais longe do que isso. Além de ter confundido, gerou também ambiguidade na questão.

    ResponderExcluir
  44. O erro da questão está no português. Apesar de entender que ela também pode estar certa, sua má redação prejudica o julgamento objetivo de quem estudou. A questão tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato, não se permitido questõe com sentido dúbio.

    ResponderExcluir
  45. O erro da questão está no português. Apesar de entender que ela também pode estar certa, sua má redação prejudica o julgamento objetivo de quem estudou. A questão tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato, não se permitido questõe com sentido dúbio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Valeu colega foi q entendi dessa questao polemica

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, amigos!
    Reescrevendo a questão de custeio em comento (por muitos) pra tentar entender o que possa ter passado na cabeça de quem a elaborou:

    GRAFIA ORIGINAL:
    “Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.”

    REESCRITAS:
    “São fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios, além da contribuição proveniente de empregados e empregadores.”

    “Os recursos oriundos dos orçamentos de cada ente federativo são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, bem como a contribuição proveniente de empregados e empregadores.”

    CONCLUSÃO:
    Talvez a única (e um tanto mirabolante) maneira de validar a questão seja afirmar que o aspecto “direta e indireta” é comum aos aportes de ambos os grupos de financistas, conclusão que requereria algum esforço hermenêutico, algo rigorosamente incompatível com prova pra nível médio do poder executivo.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pois é, a prova era para tecnico, mas parece q exige candidato com especialidade em todas as materias rsrs

      Excluir
    4. Realmente maluco, direta retona o termo anterior e indereta o q vem depois rsrs

      Excluir
    5. Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

      Certa a questão: Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores que são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta, também são fontes de custeio da seguridade social, indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

      Duvido que a banca anule ou mude o gabarito, a questão está certa, o duro é controlar o nervosíssimo e ler corretamente.

      Excluir
  48. APESAR DE VER CANDIDATOS QUE ACERTARAM ESSA QUESTÃO E FICAM JOGANDO ARGUMENTAÇÕES AQUI,ELA PEGOU MUITA GENTE DE SURPRESA QUE REALMENTE ESTUDOU, PORTANTO O CORRETO A SE FAZER É ANULAR POIS NINGUÉM PERDE E DETALHE, VAI UMA DAS QUESTÕES COM MAIOR NÚMERO DE RECURSOS, PODE APOSTAR KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, amigos!
    Reescrevendo a questão de custeio em comento (por muitos) pra tentar entender o que possa ter passado na cabeça de quem a elaborou:

    GRAFIA ORIGINAL:
    “Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.”

    REESCRITAS:
    “São fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios, além da contribuição proveniente de empregados e empregadores.”

    “Os recursos oriundos dos orçamentos de cada ente federativo são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, bem como a contribuição proveniente de empregados e empregadores.”

    CONCLUSÃO:
    Talvez a única (e um tanto mirabolante) maneira de validar a questão seja afirmar que o aspecto “direta e indireta” é comum aos aportes de ambos os grupos de financistas, conclusão que requereria algum esforço hermenêutico, algo rigorosamente incompatível com prova pra nível médio do poder executivo.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Atente para "Além", perceba que há uma coesão que não é quebrada pelas vírgulas. Questão incorreta, por isso.

      Excluir
    3. Atente para "Além", perceba que há uma coesão que não é quebrada pelas vírgulas. Questão incorreta, por isso.

      Excluir
  50. APESAR DE VER CANDIDATOS QUE ACERTARAM ESSA QUESTÃO E FICAM JOGANDO ARGUMENTAÇÕES AQUI,ELA PEGOU MUITA GENTE DE SURPRESA QUE REALMENTE ESTUDOU, PORTANTO O CORRETO A SE FAZER É ANULAR POIS NINGUÉM PERDE E DETALHE, VAI UMA DAS QUESTÕES COM MAIOR NÚMERO DE RECURSOS, PODE APOSTAR KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  51. O poder publico também contribui para seguridade de forma direta, quando empregador. No caso dos cargos em comissão por exemplo.

    ResponderExcluir
  52. Certa a questão: Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores que são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta, também são fontes de custeio da seguridade social, de forma indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

    Duvido que a banca anule ou mude o gabarito, a questão está certa, o duro é controlar o nervosíssimo e ler corretamente.

    ResponderExcluir
  53. Não deveria ter a palavra "além", pois há, mesmo com a vírgula, uma continuação de raciocínio. A questão é totalmente incorreta, principalmente pela coesão.

    ResponderExcluir
  54. eu vou pedir pra ele cancelar todas que eu errei, entao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua aprovação depende disso Nize! O choro é livre. Se conseguir fundamentar teu ponto de vista, mete bala! A prova é só uma etapa, lute!

      Excluir
  55. eu vou pedir pra ele cancelar todas que eu errei, entao!

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes