O “Reino de Deus” ou o “Reino dos Céus” constitui o tema central da pregação e da vida de Jesus.

Enquanto o Evangelho de Mateus usa a expressão “Reino dos Céus”, os Evangelhos de Marcos e de Lucas falam sobre o “Reino de Deus”.

Escrevendo entre judeus e para judeus, Mateus emprega a expressão “Reino dos Céus”, certamente devido à tendência, no judaísmo, de evitar o uso direto do nome de Deus.

Já Marcos e Lucas falam sobre o “Reino de Deus', expressão essa que tem o mesmo sentido daquela, sendo mais inteligível para os que não eram judeus.

No Evangelho de Lucas (capítulo 13, versículo 18) Jesus pergunta: A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele mesmo responde à multidão, mas por meio de parábolas (comparações, analogias). Jesus falava tudo isso em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar de parábolas (Mateus 13, 34). Os discípulos aproximaram-se e perguntam a Jesus: “Por que lhes falas em parábolas?”. Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem” (Lucas 8, 9-10).

O presente trabalho tem como principal escopo reunir todas as parábolas, por meio das quais, Jesus explica o Reino de Deus e o Reino dos Céus. Vejamos com que Jesus compara o Reino de Deus e o Reino dos Céus.

Clique aqui e saiba mais!