Cristão é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião monoteísta abraâmica centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

O Cristianismo é uma Religião. Assim, é impossível ser cristão sem ser religioso. Todo cristão é religioso, mas nem todo religioso é cristão. Isto é o óbvio ululante!

“É a Igreja quem leva os homens a Cristo, a Deus”, já disse o Papa Francisco. Sim, o Papa está certo, esta é a verdadeira missão da verdadeira Igreja de Cristo.

Os maiores exemplos de amor ao próximo são dados por pessoas extremamente religiosas. Podemos citar os exemplos de São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce. A religiosidade desses santos homens e mulheres de Deus nunca se constituiu num óbice para o bem que eles dedicaram aos seus irmãos. Pelo contrário, foi a religiosidade que aperfeiçoou o amor que eles dedicaram aos pobres desse mundo.

Os que odeiam a Igreja são os mesmos que odeiam a Cristo, pois a Igreja é o Corpo Místico de Cristo (1Cor 12,12-31; Cl 1,18; Ef 5,23; Rm 12,4-5; Jo 15,1-6). Ou seja, aqueles que se dizem contra a Igreja, em última instância, o que eles querem é impedir que a mensagem de Jesus seja anunciada a todas as nações, pois é a Igreja quem tem a missão de ensinar tudo que Jesus ordenou (Mateus 28, 18-20).

Agora, vejam o que disse o próprio Jesus, no Evangelho de São João 15,18-20:
18 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia.
20 Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!

Hugo Goes