792. Cristo "é a Cabeça do Corpo que é a Igreja" (Cl 1, 18). Ele é o Princípio da criação e da Redenção. Elevado à glória do Pai, "tem em tudo a primazia" (Cl 1, 18), principalmente sobre a Igreja, por meio da qual estende o seu reinado sobre tudo quanto existe.

793. Une-nos à sua Páscoa: todos os membros se devem esforçar por se parecerem com Ele, "até que Cristo Se forme neles" (Gl 4, 19). É para isso que nós somos introduzidos nos mistérios da sua vida, associados aos seus sofrimentos como o corpo à cabeça, unidos à sua paixão para ser unidos à sua glória.

794. Provê ao nosso crescimento ( Cl 2, 19): a fim de crescermos em tudo para Aquele que é a Cabeça (Ef 4, 11-16), Cristo distribui no seu Corpo, a Igreja, os dons e os serviços pelos quais mutuamente nos ajudamos no caminho da salvação.

795. Cristo e a Igreja são, pois, o "Cristo total" (Christus totus). A Igreja é una com Cristo. Os santos têm desta unidade uma consciência muito viva:

"Congratulemo-nos, pois, e demos graças pelo fato de nos termos tornado não apenas cristãos, mas o próprio Cristo. Estais a compreender, irmãos, a graça que Deus nos fez, dando-nos Cristo por Cabeça? Admirai e alegrai-vos: nós tornamo-nos Cristo. Com efeito, uma vez que Ele é a Cabeça e nós os membros, o homem completo é Ele e nós [...]. A plenitude de Cristo é, portanto, a Cabeça e os membros. Que quer dizer: a Cabeça e os membros? Cristo e a Igreja" (Santo Agostinho).

"O nosso Redentor apresentou-Se a Si próprio como uma única pessoa unida à santa Igreja, que Ele assumiu" (São Gregório Magno).

"Cabeça e membros são, por assim dizer, uma só e mesma pessoa mística" (São Tomás de Aquino).

Uma palavra de Santa Joana d'Arc aos seus juízes resume a fé dos santos Doutores e exprime o bom-senso do crente: "De Jesus Cristo e da Igreja eu penso que são um só, e não há que levantar dificuldades a esse respeito".

Fonte: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA