Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu somente uma Igreja (Mateus 16, 18). Jesus pediu, insistentemente, para que a unidade da sua Igreja fosse mantida (João 17, 21). Mas alguns cristãos não atenderam ao pedido de Jesus e provocaram algumas dissensões (cismas) na Igreja de Cristo. Os principais cismas foram os seguintes: (1) Depois do Concílio de Calcedônia, em 451, ocorreu uma cisão com as Igrejas da Síria e de Alexandria, provocada pela controvérsia monofisita que deu origem às chamadas Igrejas não calcedonianas; (2) Em 1054, ocorreu o Cisma que dividiu a Igreja Católica Apostólica em Igreja Católica Romana e Igreja Ortodoxa; (3) Em 1517, inicia-se o Cisma Protestante.

Eis o conselho dado por São Paulo: “Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes; afastai-vos deles. Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples” (Romanos 16, 17-18).

Ao mesmo tempo, todos os cristãos devemos rezar pela unidade duma só e única Igreja de Cristo. Devemos também confiar na promessa do Nosso Senhor  Jesus Cristo: “haverá um só rebanho e um só pastor” (João 10, 16).

Por Hugo Goes