- "Por tradição aprendi que o primeiro a ser escrito foi o Evangelho de Mateus, que foi por algum tempo arrecadador e depois apóstolo de Jesus Cristo, que o compôs em língua hebraica e o publicou para os fiéis procedentes do judaísmo.
- O segundo foi o Evangelho de Marcos, que o fez como Pedro lhe indicou, o qual, em sua Carta católica, proclama-o até filho seu, com as seguintes palavras: Saúda-vos a igreja de Babilônia, co-eleita, e Marcos, meu filho.
- O terceiro é o Evangelho de Lucas, o que Paulo elogiou e que ele fez para os que vinham dos gentios.
- Além de todos estes há o Evangelho de João".
Fonte: Eusébio de Cesareia, na obra "História Eclesiástica.
Eusébio de Cesareia (265 — 339) foi bispo de Cesareia e é referido como o pai da história da Igreja porque nos seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do Cristianismo primitivo.
2 Comments
A pesquisa histórico-crítica indica que o primeiro Evangelho escrito foi o de Marcos, depois o de Mateus e Lucas e por fim o de João. O texto mais antigo do Novo Testamento é a carta aos Tessalonicenses, se não me engano. Muitos textos escritos por Paulo ou a ele atribuídos são anteriores inclusive aos Evangelhos. É o que estudei...
ResponderExcluirO quinto evangelho
ResponderExcluirHistoriadores acreditam que Evangelho de Tomé seja inspiração de 3 dos canônicos
O Evangelho Segundo Tomé, do apóstolo que precisava “ver para crer”, é o mais polêmico do acervo de Nag Hammadi. O manuscrito contém 114 parábolas e frases atribuídas a Jesus. As citações são semelhantes às da Bíblia, mas refletem o pensamento gnóstico. Nele, Jesus aparece como um mestre mais místico, que orienta os discípulos a reconhecer sua identidade divina e a buscar Deus em qualquer lugar. Ele foi excluído, apesar de ter sido escrito por volta dos anos 60 e 70 do século 1, mesma época dos evangelhos que entraram para o cânone sob a justificativa de serem os relatos mais antigos do messias. Os pesquisadores chamam esse apócrifo de Quinto Evangelho e suspeitam que ele seja o famoso Fonte Q, escrito nunca achado que teria sido a base de 3 dos 4 evangelhos canônicos. Se isso for verdade, os textos bíblicos são adaptações desse apócrifo, dono dos verdadeiros ensinamentos de Cristo. (fonte: http://super.abril.com.br/religiao/historia-secreta-cristianismo-447676.shtml)
Obs.: Este é o único Evangelho escrito em aramaico (a língua falada por Jesus) e acredita-se que um dos motivos de ter sido excluído, dentre vários outros, é o fato de dizer que Deus está presente em todas as coisas, sendo desnecessários os chamados templos para estar em contato com Ele.
Postar um comentário