Conhecido como “Virgem de Vladimir”, santa protetora da Rússia, esse ícone é dos mais perfeitos exemplos da arte bizantina. Theotokos em grego significa Mãe de Deus; Vladimir fica a nordeste de Moscou. Era reverenciado na cerimônia de coroação dos Czares, na eleição dos Patriarcas e podia ser visto em cerimônias de Estado. Restaurado algumas vezes, só os rostos da Mãe e do Filho estão no estado original.

Chegou à Rússia em 1131, como presente para o grão-duque de Kiev; em 1155, o filho do duque levou-o para Vladimir. Quando os cavalos que o transportavam empacaram perto de Vladimir, recusando-se a continuar caminho, isso foi interpretado como sinal da Mãe de Deus, que queria que seu ícone ficasse ali. Para abrigá-lo, foi erguida naquele exato lugar uma Catedral da Assunção e o ícone passou a ser chamado Theotokos de Vladimir.

Em 1395, Moscou foi ameaçada por Tamerlane, temido conquistador tártaro, e o Patriarca ordenou que o ícone fosse levado para lá. Orações dia e noite diante do ícone obtiveram a graça da retirada de Tamerlane, apavorado com um sonho que teve. Os moscovitas recusaram-se a devolver a imagem e a entronizaram em sua Catedral da Assunção, dentro das muralhas do Kremlin. Outras duas invasões de tártaros foram evitadas graças a Theotokos.

Em exposição na Galeria Tretiakov, Moscou.