professor comecei a estudar para o INSS em março 2016 fiz apenas 54 pontos liquidos [errei 14 em conh. basicos e 18 em conh.espec. e deixei 2 em branco].Logo, sei que não ficarei entre os que irão ser chamados. Pergunto, haverá mesmo um outro concurso agora em 2017? E fui seu aluno no SOINSS [ o curso continuará ? ] abraços e desde já parabéns por suas aulas .
Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas relacionadas à seguridade social. Professor no Art. 22 Não deveria estar expresso o DF? pois o mesmo só menciona os estados, sendo assim se o senhor considerou que o DF é um estado, então não seria necessário citar o mesmo em outros parágrafos da CF.
Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados ,do DF e dos municipios.
A meu ver : No orçamento da seguridade social há contribuições diretas dos entes como empregadores ,então os entes federados contribuem diretamente também. Gabarito: Certo?
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
A pegadinha da questão foi a expressão " de forma direta e indireta" ter vindo entre vírgulas, deixando bem claro que: são fontes de custeio da seguridade social os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados , do DF e dos municípios. Perceba o que a frase está dizendo sem a dita expressão.
Alguem poderia diz para mim se a questão que falava de competencia não é passivel de recurso-pois não tinha competencia no conteudo do edital. Lei Complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões especificas relacionadas a seguridade social. Cara,não sabia que tinha que estudar competencia dos entes!
Questão 56 e 57 eu acho que houve equívoco nesse gabarito, tendo em vista na 56 não consta na CF, art. 22, XXIII, parágrafo único o DF, e em relação à 57 Pedro era especial, então se exerce outra atividade remunerada perde esta qualidade. Se estiver errado me corrijam.
VII – como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, na condição de: (Redação dada pela Lei nº 11.718, de 2008)
a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008)
1. agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais nãoprecisa trabalhar em regime de economia familiar
Em nenhum momento a questão diz que ele é segurado especial.... apenas que ele trabalha em regime de economia familiar..... caso ele ultrapasse os limites impostos na lei ele se desqualifica de SE mais a questão quer saber se ele tem que contribuir para as duas categorias só isso logo a questão ta certa.... Não tem mistério
Comentário: O parágrafo 11 do Art. 12 da lei 8212 traz as hipóteses em que o segurado especial perde essa qualidade:
§ 11. O segurado especial fica excluído dessa categoria:
b) enquadrar-se em qualquer outra categoria de segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, ressalvado o disposto nos incisos III, V, VII e VIII do § 10 e no § 14 deste artigo, sem prejuízo do disposto no art. 15 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991;
Pra mim a questão está certa, pois ele se torna segurado obrigatório em relação as duas atividades, a questão não mencionou que ele é segurado especial, por isso eu dei como certa, segurado empregado e na outra contribuinte individual.
quando o segurado especial perde a qualidade de especial,ele deixa de ser segurado especial e passa a ser ci rural,então ele é segurado em relação as duas atividades.
quando o segurado especial perde a qualidade de especial,ele deixa de ser segurado especial e passa a ser ci rural,então ele é segurado em relação as duas atividades.
Claro que sabe! Ele sabia que todo mundo estava estudando isso! E mandou aquelas de assistencia social pois sabia que a tendencia era o povo nao estudar. Cespe sendo cespe kkk
Claro que sabe! Ele sabia que todo mundo estava estudando isso! E mandou aquelas de assistencia social pois sabia que a tendencia era o povo nao estudar. Cespe sendo cespe kkk
Concordo Felipe....Em termos de prova foi uma jogada de mestre, pegou muita gente. Aprendi a não esquecer de conferir todas as legislações do edital. Estudar A LEI. Fiquei nas apostilas e me ferrei na LOAS, rsrss. Mas tb acho um absurdo cair tão poucas questões do dia-a-dia de um técnico....Mas......bola prá frente....
Professor, na questão "79. Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial e dos concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais que lhe prejudiquem a saúde ou a integridade física." O sr. diz no seu livro que incide sobre a remuneração apenas a aqueles que estão trabalhando em situação de risco, mas a questão foi considerada errada, porém não seria correta? Pois assim parece que as contribuições da empresa incidem como um todo os trabalhadores. Qual seria o raciocínio nessa questão?
O erro está aqui gente: "as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado" As alíquotas do seg. sob condições especiais incidem também sob o empregador e não exclusivamente sob o segurado. Deu pra entender mais ou menos meu ponto de vista ?
para efeito de aposentadoria especial a contribuição incide exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais,mas para contribuição gilrat a aliquota incide em razão da atividade predominante da empresa,incindindo sobre todos segurados,podendo ser individualizada pelo seu cnpj,se a empresa tiver mais de um cnpj o risco de acidente do trabalho será medido em cada cnpj para fins de incindencia da gilrat.
Wellington, no livro do professor Hugo há um exemplo exatamente igual a esse, no qual a contribuição de 1%, 2% e 3% incide no salário, e caso haja aposentadoria especial, acresceria mais 12%, 9% ou 6% ao salário, que é RAT. Eu fui pelo raciocínio do livro do professor, que me ajudou muito, diga-se de passagem.
valeu professor, foi uma caminhada longa ate aqui. minha nota nao foi como eu queria, eu errei questoes q eu sabia, nao consegui fazer meu melhor, minha pontuaçao segundo gabaritos extraoficais foi 87 pontos liquidos, p passar nesse concurso acho q seria de 95 pra cima, pq a prova nao estava tao difícil. TRanquei faculdade 2 semestre, sai do emprego e me dediquei somente a isso, e dói bastante. mas valeu muito, aprendi muito nesse 1 ano. e espero q um dia eu seja aprovado em um concurso e venha aqui p contar p vcs.
obrigado a tdos q colaboraram comentando questoes e ajudando no meu estudo.
Todos fizemos sacrifícios. Larguei do enprego, recusei ofertas maravilhosas $$$ de trampo, larguei da namorada que não me dava um minuto de descanso pra estudar. Foi uma tragédia pra todos nós...
Também larguei o trabalho para me dedicar por 4 meses.
Acertei 98 errei 15 em branco 4 em debate 3 (Que podem ser anuladas)
Farei no máximo 86 pontos líquidos.
O que fará a diferenca neste concurso será: 1) 15 questoes de LOAS e 2) As 9 de Dir. Adm. Ou seja,sao 24 questoes.
* Dessas acertei 21, errei 2 e em branco 1. 19 pontos de 24 possíveis. Vamos ver muita gente que estudou muito como nós dois e a Paty que falou abaixo, errando mais dentro dessas 24 questoes.
Assim como voce errei pelo menos 8, 9 imperdoáveis.
- 2 de Princípio do dir. previdenciário - A única de Loas que errei e era a mais fácil que falava da idade de 60 anos, fui trocar no fim e errei. - A da Camara de recursos que é de 2° instancia. - A de informática que deixei de ganhar 1 ponto. A do IP, deixei em branco. E pus na prova que tinha chance de 90% de estar certa. - 2 de Portugues fáceis. A do analfabeto e a que falava ''deve'' que era provável. - E uma de constitucional facílima. A da vida digna.
Seriam 15 pontos a mais, já que uma deixei em branco. Ou seja, entre 99 a 101 pontos líquidos. Acho que com essa pontuacao, eu passaria. Com 83 a 86, bem difícil. Mas tem que ter frieza nesse momento e verificar o que foi feito de bom e corrigir o que foi feito de ruim.
Eu também não consegui a pontuação q devia mas com isso nos ensina uma coisa ter mais atenção na prova e estudar tudo q estiver no edital quem acharia q a lei sa assistência social ia cair dez itens e é lei tava No edital e são esses dez itens q fará a diferença para aqueles q esthdaram tudo q tava no edital
Concordo. Na Lei 8.212 está literalmente "Secretaria da Receita Federal do Brasil" e não apenas "Receita Federal do Brasil". Entendi como uma pegadinha do examinador.
87. Compete à Receita Federal do Brasil arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuições sociais previstas na CF. Não concordo que esteja correta. Não cabe propriamente, como afirma a questão, a receita federal "arrecadar", arrecadar é de competência da empresa e alguns casos do próprio contribuinte. O que a receita faz é acompanhar e fiscalizar o procedimento de arrecadação, mas não a arrecadação propriamente dita, como a questão dá a entender...
coloquei errada na questao de salario maternidade, por se tratar de licença maternidade. eu sei que integrava o salario de contribuição, mas marquei errada por conta da licença maternidade. o resto gabaritei e deixei 6 questoes da loas em branco. vamo que vamo.
Acho que para sorte de alguns e azar de outros, teremos mais vagas neste concurso e o concurso do ano que vem nao será feito.
Quem fez para esse e tinha apenas 1 ou 3 vagas, acho que isso irá triplicar. Portanto, 3 e 9. Mas nao acredito em um outro concurso com Temer na presidencia, já que o mesmo quer enxugar a máquina pública.
To na mesma. Acho que entre 85 e 90, o candidato está no limiar. Acredito tbm que o candidato 95 ptos liquidos, na maioria das GEX cedo ou tarde provavelmente será chamado. Acima de 100, certeza absoluta de ser chamado em qse todas as GEX.
Professor na questão 56 quando fala sobre "Lei Complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF"... Na CF fala apenas sobre os Estados, então a questão não estaria errada ?
Pessoal vi em grupo que estão achando que o Cespe trocou as questões da prova de técnico com o de analista, uma vez que na prova de técnico tinham questões de CREAS, CNAS que são relativas a assistência social. Será que isso pode ter acontecido?! E se aconteceu a prova pode ser anulada?!
kkkkkk... claro q nao né, o loas, cras e etc estavam no nosso programa, porem como nunca tinha caído uma questao se quer nos outros concursos os professores nao focaram nisso, e sim em benefícios que sempre foi.
cairam 2 de benefícios, como q um técnico de seguro social pode passar em uma prova sem ser avaliado em benefícios q é a sua principal ferramenta de trabalho?.
o examinador estava por dentro cara, sabia q tava tdu mundo craque nisso, nas mudanças e etc... pego tdu mundo de surpresa.
Absurdo, claro que não houve isso! O problema é que não demos atenção à totalidade das leis cobradas no edital e também nenhum curso explora isso, NENHUM!!! Nem da Casa do Concurseiro, Livros do Hugo, do Frederico, aulas do Ali Mohamad, NENHUM!!!! Quando essas questões na prova, pensei: puxa vida, será que nenhum professor aborda isso? Porque não me lembro nem de ter visto aqueles assuntos... Independente de nosso rendimento temos que admitir que fomos falhos em LOAS, simplesmente isso, infelizmente, aguardando um milagre de Deus...
Fiquei muito triste com o meu desempenho, fiz apenas 81 PL, o que para a GEX de Natal sei que não é o suficiente... Mas agora é continuar estudando para passar em outro. Só esperar passar o choque, afinal foram 2 anos de estudo, respirava INSS, infelizmente o sonho acabou.
Ainda não saiu o Oficial Kayanne! Calma! rsrs, de qualquer forma levante a cabeça, pare por um dia ou mais, veja uns filmes, descanse e siga firme! Essa jornada é assim mesmo! Também estou no mesmo barco, à espera de um Milagre... Abraço!
Professor, as Conferencias nacionais de assistência social acontecem a cada dois anos, na pratica, não na lei. Isso pode ser passível de anulação da questão?
Boa tarde querido Hugo Goes, por favor com relação a questão 116 o senhor considerou correta, mas analisando bem a questão de acordo com o decreto no qual a pergunta esta engessada o Art. 11 diz: É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
§ 1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros:
I - a dona-de-casa;
II - o síndico de condomínio, quando não remunerado;
III - o estudante; A PERGUNTA OMITIU A PARTE DO CAPUT QUE DIZ A IDADE E COLOCOU APENAS A PARTE FINAL. DESDE QUE...(em diante). Obrigado pela sua atenção.
Opa, achei que só eu tinha viajado nessa questão(na verdade acho que o certo é E, como coloquei). Explico: só falar estudante não é o suficiente. Pra ser facul e estudante, uma das condições é ter 16 anos, algo que não foi inserido no comando da questão. Ja´teve questão cespe E pq afirmava no comando que "as professoras terão redução de 5 anos no TC para aposentadoria", e a cespe alegou que era E pq não são todas as professoras; apliquei esse mesmo conceito nessa questão: não são todos os alunos, então generalizou! está ERRADA.
essa questao 116 esse estudante não deveria ter apartir de 16 anos, para poder contribuir facultativamente?
116. A dona de casa e o estudante podem filiarse facultativamente ao RGPS mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social. GABARITO: C Fundamentação: RPS, art. 11, § 1º, I e III
Tbm errei essa. Pensei dessa forma: Meu irmão é estudante e tem 12 anos, se ele quiser ele PODE filiar como facultativo? Claro que não né, tem que ter mais de 16 anos!!!! Vamos esperar o gabarito pra ver
Opa, achei que só eu tinha viajado nessa questão(na verdade acho que o certo é E, como coloquei). Explico: só falar estudante não é o suficiente. Pra ser facul e estudante, uma das condições é ter 16 anos, algo que não foi inserido no comando da questão. Ja´teve questão cespe E pq afirmava no comando que "as professoras terão redução de 5 anos no TC para aposentadoria", e a cespe alegou que era E pq não são todas as professoras; apliquei esse mesmo conceito nessa questão: não são todos os alunos, então generalizou! está ERRADA.
Em relação a questão 114 da prova ALGA: Os princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais
Não seria "Os princípios que regem a seguridade social"
118. Aquele que presta serviço de natureza contínua, mediante remuneração, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos, é considerado contribuinte individual, segurado obrigatório da previdência social.
Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, POR MAIS 2 (DOIS) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.
O senhor considerou como ERRADO, no entanto pela questão não ter citado os "dois dias na semana" eu entendi como CERTA. Alguém mais entendeu como eu?
Professor, na questão 91 da prova BETA- onde diz: "Iniciada ação fiscal em desfavor de Maria...". O Senhor fundamentou essa questão no Código PENAL, matéria não abarcada pelo nosso edital. Podemos RECORRER DESTA QUESTÃO. Afirmando que a extinção da punibilidade na legislação previdenciária somente é prevista antes de iniciada a ação fiscal???
Professor,sou muito grata a ti pelos conhecimentos passados a nós,em sua matéria só errei 4 questões,lembrei de ti o tempo inteiro da prova,rsrsrs.MUITO OBRIGADA.
de acordo com os gabaritos preliminares,fiz 105 liquidos agex palmas-to. grato ao professor hugo goes pois não conto as vezes que dormii assistindo as suas aulas e que kk algumas vezes mesmo dormindo ele me passava umas dicas kkk sei la como mais eu ouvia!!
Conforme esse gabarito do Hugo eu errei 4 (incluindo a "Lei complementar editada pela União..."). Também deixei 5 em branco (aquelas de assistência social).
70-5 = 65 65-8 = 57 pontos líquidos de conhecimento específico
Em relação a questão 114 da prova ALGA: Os princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais
Não seria "Os princípios que regem a seguridade social"
80) Parte dos valores arrecadados com concurso de prognósticos promovidos por órgãos do poder público ou por sociedades comerciais ou civis dentro do território nacional é destinada ao custeio da seguridade social.
Gabarito: Errado
Comentário: os concursos de prognósticos realizados pelo poder publico será destinado 100% a seguridade social (menos o montante destina ao programa de credito educativo), deduzidos os valores dos prêmios, dos impostos e das despesas com a administração.
com relação à questão 118:"...serviço de natureza contínua, mediante remuneração, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta.." Segundo a LC 150, para ser considerado empregado doméstico não seria "...de forma contínua, SUBORDINADA, ONEROSA e pessoal..."??
Conforme esse gabarito. Fiz 100 pontos líquidos! Feliz! Oba! Obrigado professor Hugo Goes, o senhor foi de fundamental importância na minha preparação. Independente de eu ser aprovado ou não, sempre te agradecerei por tudo. O Senhor é uma Brasileiro patriota!
Ronaldo, segurado contribuinte individual da Previdência Social, optou pela contribuição de alíquota reduzida, de 11%, que exclui o direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Nesta situação, caso pretenda obter aposentadoria por tempo de contribuição, Ronaldo PODERÁ fazer a complementação
§ 3o O segurado que tenha contribuído na forma do § 2o deste artigo e pretenda contar o tempo de contribuição correspondente para fins de obtenção da aposentadoria por tempo de contribuição ou da contagem recíproca do tempo de contribuição a que se refere o art. 94 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, DEVERÁ complementar a contribuição mensal mediante recolhimento, sobre o valor correspondente ao limite mínimo mensal do salário-de-contribuição em vigor na competência a ser complementada, da diferença entre o percentual pago e o de 20% (vinte por cento), acrescido dos juros moratórios... ESSA ESTÁ ERRADA PELO O PODERÁ..... O CERTO É DEVERÁ!!!!
Agradeço a vc Hugo goes por tudo Pelo seu gabarito fiz 67 liquidos em previdenciário(104 total) isso não seria possivel sem vc, Deus e eu. Não sei se será suficiente .no entanto, estou satisfeito com o resultado e vim te agradecer...
Agradeço a vc Hugo goes por tudo Pelo seu gabarito fiz 67 liquidos em previdenciário(104 total) isso não seria possivel sem vc, Deus e eu. Não sei se será suficiente .no entanto, estou satisfeito com o resultado e vim te agradecer...
a nota de corte é por regiao ou por cidade? acertei 102 questoes, mas calculando tudo fiz merda tentando chutar algumas, acho q liquido tenho 85 86 tem que esperar o gabarito oficial, e os recursos pq pelo menos umas 5 sao passiveis de anulaçao certeza. ou mudança de gabarito. ajuda ai galera é por regiao ou por cidade?
Professor, a questão 116, quando fala em estudante, ele não generalizou? Claro, interpretando a lei isoladamente o item está correto, no entanto não é qualquer estudante que pode ser segurado facultativo, pois só poderá contribuir a partir dos 16 anos. O que achas?
Acertei 100 questões, vamos esperar o gabarito do Cespe. Agora fiquei chateada por perder aquelas questões do CNAS, CRAS, CREAS, PNAS..Poxa seriam questões ganhas, mas não vi esse assunto em nenhum cursinho ou simulados. Será que tenho chance?
TEM UMA GALERA VIAJANDO. GERAL TEM QUE LEMBRAR QUE A CONTA É: UMA ERRADA ANULA UMA CERTA. DESCONFIO SERIAMENTE QUE A MAIORIA DO PESSOAL QUE AFIRMA TER TIRADA MAIS QUE 100 PONTOS NÃO ESTÁ CONTABILIZANDO ISSO. IMAGINO AS NOTAS MAIS ALTAS EM NO MÁX 100 PTOS LIQUIDOS.
Na questão 88, o prof. Hugo deu como Errado, mas o prof.Ítalo Romano considerou Certa: 88. As contribuições devidas à Seguridade Social já descontadas dos segurados empregados e não recolhidas até o seu vencimento poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado. CERTO. De acordo com o art. 14-C da Lei nº 10.522, de 2002, com redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009, poderá ser concedido, de ofício ou a pedido, parcelamento simplificado, importando o pagamento da primeira prestação em confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência do crédito tributário. O parágrafo único deste artigo afirma que ao parcelamento simplificado não se aplicam as vedações estabelecidas no art. 14 da referida lei (o art. 14, I, impede a concessão de parcelamento de tributos objeto de desconto)
PROVA IMUNDA, PORCA, DESONESTA. Fiz 94 pontos líquidos, fui obrigado a deixar 8 questões de LOAS em branco, quem lê aquela porcaria de 8.742 ??? Cobrança superficial de previdenciário, acertei todas. A prova cobrou conhecimento da lei 8987 e não consta no edital, trouxe questões com redações nebulosas, das 11.500 questões do cespe que eu resolvi, jamais tinha visto tamanha covardia!! VICIO DE INCOMPETÊNCIA? Oras!! Pelo menos espero minha aprovação. Que provinha nojenta!!!!
Jeovane, não creio que a questão esteja generalizando, pois disse que a empresa fica obrigada a recolher a contribuição do contribuinte individual a seu serviço, descontando de sua remuneração. Ou seja, a contribuição a cargo do contribuinte individual será descontada de sua remuneração na hora do pagamento. No seu exemplo, caso a remuneração seja de R$ 50.000,00, o valor da contribuição será de 11% sobre o salário de contribuição (R$ 5.189,82), ou seja, R$ 570,88. Neste caso, será descontado da remuneração do contribuinte individual o valor de R$ 570,88, ficando a diferença de R$ 49.429,12. É que você achou que a questão estava falando que a base de cálculo da contribuição do contribuinte individual seria sua remuneração, porém ela não afirmou isso, disse apenas que a sua contribuição será descontada da sua remuneração, são coisas diferentes.
BOA TARDE HUGO ME AJUDA AI... A FISCAL NAO EXPLICOU QUE TERIA QUE COLOCAR A FRASE A FOLHA DE RESPOSTA ... POSSO ENTRAR COM ALGUM RECURSO SE ELES CANCELAREM MINHA PROVA?
Sobre a questao 88 que vc disse que cabe recurso pq nao estaria no edital, mas está sim: Observe o Decreto n.º 3.048/1999:
Art. 244. § 1.º NÃO PODERÃO ser objeto de parcelamento as contribuições descontadas dos segurados empregado, inclusive o doméstico, trabalhador avulso e contribuinte individual.
Também concordo. Eu acertei esta. A de competência privativa da União eu dei bobeira. Interpretei errado. A do segura especial que vira CI eu errei de bobeira também, já as de assistência social eu dei sorte e acertei todas que eu fiz. Mas tem diferença entre os gabaritos.
acertei 109 e errei 11, estou concorrendo à gerencia Montes Claros, 14 vagas, 1700 por vaga. Será que tenho alguma chance? Acho que as questões sobre cras e creas tiraram minha vaga :(
Largam de ser comediantes. A pessoa faz mais de 90 pontos e saem xingando ou dando de falso modesto. kkk, Aí, fiz 90 e poucos, será que tenho chance? Estou fora! Maldita prova" kkkkkkk Me divirto com vocês.
Verdade Luis. Eu tbm tou que não me aguento com essas coisas. Fico me sentindo péssima! O povo vem pra esfregar a nota na cara da gente que não chegou lá!! kkkkkkkkkkk
Essa questão do INPS está certa, não? A maioria considera a criação do INPS em 66. Não acho que o CESPE ia colocar esta pegadinha tão besta. Mas como muitos disseram, têm diferenças entre os gabaritos do Aprova, Focus e Alfacon. Se for o do Alfa eu fiz 95, mas pelos outros eu fiz 86. Complicado isso...estou super ansiosa com o gabarito do CESPE, mas estou desanimada porque acho que vai ter muitos recursos e muitas discussões em cima desta prova. Afinal, a prova não estava difícil, mas muitas questões foram mal elaboradas.
MESTRE HUGO! renho quase como certo que o CESPE, nessa questao que fala da transformação em INPS e diz que foi em 66, dara o gabarito como certa.esperemos e vajamos se nao tenho razao. Ai o senhor mete recurso!
Mas foi criado em dezembro de 1966, a vigência da lei que foi a partir de janeiro de 1967. Acho que seria 1966 mesmo. Tomara que seja, porque eu respondi certo!!
Na questão 56. Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas relacionadas à seguridade social.
A Fundamentação: CF, art. 22, XXIII, parágrafo único
Verifiquei na constituição e lá está escrito assim: Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
Não fala estados e DF, Lá está escrito só estados. Nesse caso se for cobrada a letra da Lei estaria Errada a questão.
DF acumula competências do Estado e dos Municípios. Logo, tudo que o Estado pode fazer, o DF também pode. Como a questão nao fazia menção direta à letra da lei, considerei que estava Correta.
Fiz entre 94 e 98 pontos líquidos dependendo do gabarito extraoficial. Para a GEX de Petrolina-PE, alguém fez para lá? com essa nota da para ficar dentro das 4 vagas? abraço Hugo Góes!
Fiz 92 e 94 pontos líquidos de acordo com o extraoficial do alfacon e focus respectivamente. GEX - Caruaru com 10 vagas. SINCERAMENTE, não sei se será o bastante mas fico muito feliz pela minha pontuação. Seja o que Deus quiser. Amanhã já voltarei os olhares para os proximos concursos. Vão-se as batalhas e ficam os guerreiros. Marlom, ótima pontuação a sua. A respeito das questões de CREAs, CRAs e afins, me dei muito bem, das 9 fiz 7 com duas em branco. Não por chute, mas por ter estudado a lei como estudei a 8213 ou a 8212 por exemplo. Boa Sorte a todos
Fiz entre 94 e 98 pontos líquidos dependendo do gabarito extraoficial. Para a GEX de Petrolina-PE, alguém fez para lá? com essa nota da para ficar dentro das 4 vagas? abraço Hugo Góes!
672 Comments
professor comecei a estudar para o INSS em março 2016 fiz apenas 54 pontos liquidos [errei 14 em conh. basicos e 18 em conh.espec. e deixei 2 em branco].Logo, sei que não ficarei entre os que irão ser chamados.
ResponderExcluirPergunto, haverá mesmo um outro concurso agora em 2017?
E fui seu aluno no SOINSS [ o curso continuará ? ]
abraços e desde já parabéns por suas aulas .
por que esse pessimismo amigo? 54 pontos não é pouco olhe o ultimo edital de 2012 ninguém fez mais que 59 pontos, tenha fé meu amigo.
ExcluirMas a última prova Hugo Tavares só tinha 60 questões, sendo assim quem tirou 59 quase gabaritou.
ExcluirObrigada Professor! Vc realmente é um grande mestre na área de Direito Previdenciário.
ResponderExcluirAlguma delas cabe recurso?
ResponderExcluirA 88 nao estava no programa de tecnico e sim no de analista.
ExcluirLei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar
ResponderExcluirsobre questões específicas relacionadas à seguridade social. Professor no Art. 22 Não deveria estar expresso o DF? pois o mesmo só menciona os estados, sendo assim se o senhor considerou que o DF é um estado, então não seria necessário citar o mesmo em outros parágrafos da CF.
Essa questão tinha que ser é anulada pois não consta no edital organização do estado.
ExcluirVamo entrar com recurso.
Exatamente isso que gostaria de saber do professor. Ao meu ver essa questão extrapola o edital porque o artigo 22 não estava previsto.
ExcluirConcordo, vamos pedir ao Prof. Hugo para nos ajudar no recurso, ele é excelente em recursos e um homem de Deus acredito que nos ajudará.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirIsso mesmo pessoal,essa questão estava fora pq o artigo 22 não estava prevista!
ExcluirConcordo com vocês pessoal, vamos entrar com recurso, ajude-nos professor
ExcluirConcordo!
ExcluirVamos entrar com recurso pessoal!
Concordo com vocês pessoal, vamos entrar com recurso, ajude-nos professor
ExcluirEu também concordo que exageraram nessa questão. Cabe recurso, provavelmente a banca mudará o gabarito, se assim for o preliminar.
ExcluirVamos pedir ajuda para o professor, e interpor recurso nela tbm!
ExcluirOlha essa questão da Prova:72 da prova beta
ResponderExcluirAlém da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta,
os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados ,do DF e dos municipios.
A meu ver : No orçamento da seguridade social há contribuições diretas dos entes como empregadores ,então os entes federados contribuem diretamente também.
Gabarito: Certo?
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta,
nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
Também marquei como certo mediante o exposto no art 195...
ExcluirQuerido, os entes contribuem de forma indireta e a sociedade de forma direta, por meio das contribuições sociais.
ExcluirPor isso mesmo eu marquei E weni
ExcluirA Seguridade Social é financiada DIRETAMENTE pelas contribuições sociais e INDIRETAMENTE pelos entes políticos (U, E, DF E M).
ExcluirPor isso, errada!
Cabe recurso meus amigos vamos bombardear essa banca evidente que isso é correto.
ExcluirErrada. Esta não cabe recurso. O professor Hugo Goes enjoou de explica-la.
ExcluirA pegadinha da questão foi a expressão " de forma direta e indireta" ter vindo entre vírgulas, deixando bem claro que: são fontes de custeio da seguridade social os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados , do DF e dos municípios. Perceba o que a frase está dizendo sem a dita expressão.
ExcluirAlguem poderia diz para mim se a questão que falava de competencia não é passivel de recurso-pois não tinha competencia no conteudo do edital.
ResponderExcluirLei Complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões especificas relacionadas a seguridade social.
Cara,não sabia que tinha que estudar competencia dos entes!
Não vi essa cobrança no edital. Penso da msm forma, que caberia recurso.
ExcluirCERTEZA QUE CABE RECURSO, EU TAMBÉM VOU ENTRAR...KKK
ExcluirLucas, é só entrarmos com recurso, com certeza a banca irá dar um parecer!
ExcluirVou mandar recurso nessa e na 88, os professores do estrategia confirmaram a 88, ela estava no edital de analista mas nao de tecnico
ExcluirDireito Constitucional esta no edital? Se esta pode sim cair competencias dos entes federados.
ExcluirEspero que seja anulada!
ExcluirCarlos Alberto, quais são essas duas questões que menciona? É que por número não dá pra saber quais são, minha prova é CUBO - Técnico.
ExcluirArt. 22
ExcluirCompete PRIVATIVAMENTE a União legislar sobre:
XXIII - seguridade social
Questão 56 e 57 eu acho que houve equívoco nesse gabarito, tendo em vista na 56 não consta na CF, art. 22, XXIII, parágrafo único o DF, e em relação à 57 Pedro era especial, então se exerce outra atividade remunerada perde esta qualidade. Se estiver errado me corrijam.
ResponderExcluirEsta da lei complementar nen tava no edital-deve ser anulada pois competencias dos entes não estava no edital
ExcluirAntônio ele deixa de ser seg especial e torna-se Ci
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVII – como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, na condição de: (Redação dada pela Lei nº 11.718, de 2008)
Excluira) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008)
1. agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais
nãoprecisa trabalhar em regime de economia familiar
o seg especial passa a ser contr indvi apartir do momento que deixa de satisfazer as condiçoes para ser especial.
ExcluirE a questão fala que ele exerce em regime de economia familiar, está claro que ele é especial. Esta questão está errada, Hugo Goes, o que você acha?
ExcluirEm nenhum momento a questão diz que ele é segurado especial.... apenas que ele trabalha em regime de economia familiar..... caso ele ultrapasse os limites impostos na lei ele se desqualifica de SE mais a questão quer saber se ele tem que contribuir para as duas categorias só isso logo a questão ta certa.... Não tem mistério
ExcluirComentário: O parágrafo 11 do Art. 12 da lei 8212 traz as hipóteses em que o segurado especial perde essa qualidade:
Excluir§ 11. O segurado especial fica excluído dessa categoria:
b) enquadrar-se em qualquer outra categoria de segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, ressalvado o disposto nos incisos III, V, VII e VIII do § 10 e no § 14 deste artigo, sem prejuízo do disposto no art. 15 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991;
Pra mim a questão está certa, pois ele se torna segurado obrigatório em relação as duas atividades, a questão não mencionou que ele é segurado especial, por isso eu dei como certa, segurado empregado e na outra contribuinte individual.
Excluirquando o segurado especial perde a qualidade de especial,ele deixa de ser segurado especial e passa a ser ci rural,então ele é segurado em relação as duas atividades.
Excluirquando o segurado especial perde a qualidade de especial,ele deixa de ser segurado especial e passa a ser ci rural,então ele é segurado em relação as duas atividades.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEle não é segurado especial e sim CI, já que exerce atividade remunerada(professor) então, sendo assim, ele é ci e empregado.
ExcluirEu também fui por essa linha de raciocinio, uma vez que sua atividade como professor o descaracterizou como segurado especial.
ExcluirExato gente
ExcluirEle é Empregado Professor
E CI produtor rural
Vou excluir o post, tendo em vista que agora entendi a questão. A assertiva não questiona a categoria do segurado.
Excluirboiei nessa, achando que o kra era especial
ExcluirProf, o examinador não sabe elaborar prova, pois não teve questão de pensão por morte.
ResponderExcluirClaro que sabe! Ele sabia que todo mundo estava estudando isso! E mandou aquelas de assistencia social pois sabia que a tendencia era o povo nao estudar. Cespe sendo cespe kkk
ExcluirClaro que sabe! Ele sabia que todo mundo estava estudando isso! E mandou aquelas de assistencia social pois sabia que a tendencia era o povo nao estudar. Cespe sendo cespe kkk
ExcluirTambém senti falta.
ExcluirConcordo Felipe....Em termos de prova foi uma jogada de mestre, pegou muita gente. Aprendi a não esquecer de conferir todas as legislações do edital. Estudar A LEI. Fiquei nas apostilas e me ferrei na LOAS, rsrss. Mas tb acho um absurdo cair tão poucas questões do dia-a-dia de um técnico....Mas......bola prá frente....
ExcluirAs questões de assistência social foi pra matar o cidadão.
ExcluirProfessor, tem o gabarito do caderno beta?
ResponderExcluirProfessor, na questão "79. Para efeito de custeio dos benefícios da aposentadoria especial e dos concedidos em
ResponderExcluirrazão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do
trabalho, as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado
sujeito a condições especiais que lhe prejudiquem a saúde ou a integridade física."
O sr. diz no seu livro que incide sobre a remuneração apenas a aqueles que estão trabalhando em situação de risco, mas a questão foi considerada errada, porém não seria correta? Pois assim parece que as contribuições da empresa incidem como um todo os trabalhadores.
Qual seria o raciocínio nessa questão?
Pois é, Rafael, estudei pelo livro do Prof. Hugo e fui na mesma linha de raciocínio. Alguém para dar uma luz ? Grato.
ExcluirO erro está aqui gente:
Excluir"as alíquotas aplicadas incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado"
As alíquotas do seg. sob condições especiais incidem também sob o empregador e não exclusivamente sob o segurado. Deu pra entender mais ou menos meu ponto de vista ?
Por isso que eu deixei em branco, estava confusa
Excluirpara efeito de aposentadoria especial a contribuição incide exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais,mas para contribuição gilrat a aliquota incide em razão da atividade predominante da empresa,incindindo sobre todos segurados,podendo ser individualizada pelo seu cnpj,se a empresa tiver mais de um cnpj o risco de acidente do trabalho será medido em cada cnpj para fins de incindencia da gilrat.
ExcluirWellington, no livro do professor Hugo há um exemplo exatamente igual a esse, no qual a contribuição de 1%, 2% e 3% incide no salário, e caso haja aposentadoria especial, acresceria mais 12%, 9% ou 6% ao salário, que é RAT.
ExcluirEu fui pelo raciocínio do livro do professor, que me ajudou muito, diga-se de passagem.
Professor, fiquei com 80 pontos líquidos...será q haverá convocações extras e terei a possibilidade de ser chamada? Maceió-AL
ResponderExcluirtambém queria saber nota de corte Maceió
ExcluirTirou quanto Antônio?
Excluir88 mas não sei bem pq cada cursinho está dando um gabarito diferente =/ não faço ideia da nota de corte
ExcluirTo achando q a nota será de 90-95 pra cima...pq são 10 vagas na concorrência ampla ! :/
ExcluirAcho que sua nota tem chance Sirlene, também sou de Maceió! Essa sua nota é de acordo com qual site? Estratégia? Aprova? Etc...
ExcluirAlfa concurso ..previdenciario conferi tb com o do professor Hugo Goes e acabou dando o mesmo o resultado!
ExcluirHunrum, entre o Aprova, Estratégia e Alfa há muita diferença, ainda não conferi pelo gab. do Hugo...
ExcluirÉ verdade...vamos aguardar o do cespe!
Excluirvaleu professor, foi uma caminhada longa ate aqui.
ResponderExcluirminha nota nao foi como eu queria, eu errei questoes q eu sabia, nao consegui fazer meu melhor, minha pontuaçao segundo gabaritos extraoficais foi 87 pontos liquidos, p passar nesse concurso acho q seria de 95 pra cima, pq a prova nao estava tao difícil.
TRanquei faculdade 2 semestre, sai do emprego e me dediquei somente a isso, e dói bastante.
mas valeu muito, aprendi muito nesse 1 ano.
e espero q um dia eu seja aprovado em um concurso e venha aqui p contar p vcs.
obrigado a tdos q colaboraram comentando questoes e ajudando no meu estudo.
Caramba Felipe, to aqui em lágrimas pq também não consegui, abandonei o emprego como vc e agora to sem rumo, sem objetivos.É uma tristeza muito grande
ExcluirLarguer minha facul de engenharia ano passado pra me dedicar somente a esse concurso, agora é bola pra frente galera.
ExcluirTodos fizemos sacrifícios. Larguei do enprego, recusei ofertas maravilhosas $$$ de trampo, larguei da namorada que não me dava um minuto de descanso pra estudar. Foi uma tragédia pra todos nós...
ExcluirCalma Felipe.
ExcluirTambém larguei o trabalho para me dedicar por 4 meses.
Acertei 98
errei 15
em branco 4
em debate 3 (Que podem ser anuladas)
Farei no máximo 86 pontos líquidos.
O que fará a diferenca neste concurso será: 1) 15 questoes de LOAS e
2) As 9 de Dir. Adm. Ou seja,sao 24 questoes.
* Dessas acertei 21, errei 2 e em branco 1. 19 pontos de 24 possíveis. Vamos ver muita gente que estudou muito como nós dois e a Paty que falou abaixo, errando mais dentro dessas 24 questoes.
Assim como voce errei pelo menos 8, 9 imperdoáveis.
- 2 de Princípio do dir. previdenciário
- A única de Loas que errei e era a mais fácil que falava da idade de 60 anos, fui trocar no fim e errei.
- A da Camara de recursos que é de 2° instancia.
- A de informática que deixei de ganhar 1 ponto. A do IP, deixei em branco. E pus na prova que tinha chance de 90% de estar certa.
- 2 de Portugues fáceis. A do analfabeto e a que falava ''deve'' que era provável.
- E uma de constitucional facílima. A da vida digna.
Seriam 15 pontos a mais, já que uma deixei em branco. Ou seja, entre 99 a 101 pontos líquidos. Acho que com essa pontuacao, eu passaria. Com 83 a 86, bem difícil. Mas tem que ter frieza nesse momento e verificar o que foi feito de bom e corrigir o que foi feito de ruim.
Abs e boa sorte.
Eu também não consegui a pontuação q devia mas com isso nos ensina uma coisa ter mais atenção na prova e estudar tudo q estiver no edital quem acharia q a lei sa assistência social ia cair dez itens e é lei tava
ExcluirNo edital e são esses dez itens q fará a diferença para aqueles q esthdaram tudo q tava no edital
Qual será a média para ter chance de aprovação, é claro levando em conta que cada região pode variar, mas estou curioso e ansioso.
ResponderExcluirA questão 87 creio que está errada, Compete À Secretaria da Receita Federal do Brasil, penso que não existe Receita Federal do Brasil.
ResponderExcluirConcordo. Na Lei 8.212 está literalmente "Secretaria da Receita Federal do Brasil" e não apenas "Receita Federal do Brasil".
ExcluirEntendi como uma pegadinha do examinador.
Entrarei com recurso, recomendo vc a fazer o mesmo, caso o gabarito venha como certo.
Excluir87. Compete à Receita Federal do Brasil arrecadar e fiscalizar o recolhimento das
ResponderExcluircontribuições sociais previstas na CF. Não concordo que esteja correta. Não cabe propriamente, como afirma a questão, a receita federal "arrecadar", arrecadar é de competência da empresa e alguns casos do próprio contribuinte. O que a receita faz é acompanhar e fiscalizar o procedimento de arrecadação, mas não a arrecadação propriamente dita, como a questão dá a entender...
E quem recolhe ?
ExcluirAlém disso, a Lei 8.212 não fala RFB e sim SRFB.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu vou tentar recurso nessa questão, o art. 33 fala em SRFB.
ExcluirFilosofia da Carla Peres kkkk
coloquei errada na questao de salario maternidade, por se tratar de licença maternidade. eu sei que integrava o salario de contribuição, mas marquei errada por conta da licença maternidade. o resto gabaritei e deixei 6 questoes da loas em branco.
ResponderExcluirvamo que vamo.
Professor, duvida de todo mundo aqui, nos AJUDEEEEEE. VAI TER MESMO NOVO CONCURSO DO INSS, conforme outra postagem do senhor ????
ResponderExcluirVai ter, mas nao espere nada antes do segundo semestre do ano que vem.
ExcluirÓtimo. Pq agr vamos pra passar. Dessa vez fomos dar o melhor de nós. Agr vamos pra passar
ExcluirNao acredito, Wellington.
ExcluirAcho que para sorte de alguns e azar de outros, teremos mais vagas neste concurso e o concurso do ano que vem nao será feito.
Quem fez para esse e tinha apenas 1 ou 3 vagas, acho que isso irá triplicar. Portanto, 3 e 9. Mas nao acredito em um outro concurso com Temer na presidencia, já que o mesmo quer enxugar a máquina pública.
concordo com o Thales, com o Temer no governo não vai ter não
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor fiquei com 86 liquido podendo ganhar mas 2 pontos se anular 1 que errei, será que poso ser chamado nesse concurso ainda?
ResponderExcluirTo na mesma. Acho que entre 85 e 90, o candidato está no limiar. Acredito tbm que o candidato 95 ptos liquidos, na maioria das GEX cedo ou tarde provavelmente será chamado. Acima de 100, certeza absoluta de ser chamado em qse todas as GEX.
ExcluirProfessor na questão 56 quando fala sobre "Lei Complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF"...
ResponderExcluirNa CF fala apenas sobre os Estados, então a questão não estaria errada ?
Pessoal vi em grupo que estão achando que o Cespe trocou as questões da prova de técnico com o de analista, uma vez que na prova de técnico tinham questões de CREAS, CNAS que são relativas a assistência social.
ResponderExcluirSerá que isso pode ter acontecido?! E se aconteceu a prova pode ser anulada?!
Também acho que erraram na hora e trocaram... Rsrsrs... Seria um sonho se fosse anulada.
ExcluirTambém acho que erraram na hora e trocaram... Rsrsrs... Seria um sonho se fosse anulada.
Excluirkkkkkk... claro q nao né, o loas, cras e etc estavam no nosso programa, porem como nunca tinha caído uma questao se quer nos outros concursos os professores nao focaram nisso, e sim em benefícios que sempre foi.
Excluircairam 2 de benefícios, como q um técnico de seguro social pode passar em uma prova sem ser avaliado em benefícios q é a sua principal ferramenta de trabalho?.
o examinador estava por dentro cara, sabia q tava tdu mundo craque nisso, nas mudanças e etc... pego tdu mundo de surpresa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAbsurdo, claro que não houve isso! O problema é que não demos atenção à totalidade das leis cobradas no edital e também nenhum curso explora isso, NENHUM!!! Nem da Casa do Concurseiro, Livros do Hugo, do Frederico, aulas do Ali Mohamad, NENHUM!!!! Quando essas questões na prova, pensei: puxa vida, será que nenhum professor aborda isso? Porque não me lembro nem de ter visto aqueles assuntos... Independente de nosso rendimento temos que admitir que fomos falhos em LOAS, simplesmente isso, infelizmente, aguardando um milagre de Deus...
ExcluirNa apostila do Estratégia tinha sim a lei de Loas só que achei que não ia ser cobrado na prova.
ExcluirNo curso do Estratégia do prof Ali. Na aula 10 todinha..
ExcluirFiquei muito triste com o meu desempenho, fiz apenas 81 PL, o que para a GEX de Natal sei que não é o suficiente... Mas agora é continuar estudando para passar em outro. Só esperar passar o choque, afinal foram 2 anos de estudo, respirava INSS, infelizmente o sonho acabou.
ResponderExcluirtem mpu por ai e varios outros.
Excluireu sei q dói, tbm to assim.
Mas só nao passa aquele que desiste.
abraços
Obrigada pela força
ExcluirObrigada pela força
ExcluirAinda não saiu o Oficial Kayanne! Calma! rsrs, de qualquer forma levante a cabeça, pare por um dia ou mais, veja uns filmes, descanse e siga firme! Essa jornada é assim mesmo! Também estou no mesmo barco, à espera de um Milagre... Abraço!
ExcluirEu tb estudei dois anos. Não sei como vai ser.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor, as Conferencias nacionais de assistência social acontecem a cada dois anos, na pratica, não na lei. Isso pode ser passível de anulação da questão?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde querido Hugo Goes, por favor com relação a questão 116 o senhor considerou correta, mas analisando bem a questão de acordo com o decreto no qual a pergunta esta engessada o Art. 11 diz: É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
ResponderExcluir§ 1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros:
I - a dona-de-casa;
II - o síndico de condomínio, quando não remunerado;
III - o estudante;
A PERGUNTA OMITIU A PARTE DO CAPUT QUE DIZ A IDADE E COLOCOU APENAS A PARTE FINAL. DESDE QUE...(em diante). Obrigado pela sua atenção.
Errei essa questão por conta dessa omissão
ExcluirErrei essa questão por conta dessa omissão
ExcluirOpa, achei que só eu tinha viajado nessa questão(na verdade acho que o certo é E, como coloquei). Explico: só falar estudante não é o suficiente. Pra ser facul e estudante, uma das condições é ter 16 anos, algo que não foi inserido no comando da questão. Ja´teve questão cespe E pq afirmava no comando que "as professoras terão redução de 5 anos no TC para aposentadoria", e a cespe alegou que era E pq não são todas as professoras; apliquei esse mesmo conceito nessa questão: não são todos os alunos, então generalizou! está ERRADA.
Excluiressa questao 116 esse estudante não deveria ter apartir de 16 anos, para poder contribuir facultativamente?
ResponderExcluir116. A dona de casa e o estudante podem filiarse facultativamente ao RGPS mediante
contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que o enquadre
como segurado obrigatório da previdência social.
GABARITO: C
Fundamentação: RPS, art. 11, § 1º, I e III
presta atenção no "PODEM", poder nao significar q vai se filiar.
Excluircespe é cespe, tem q ficar ligado
Por isso errei essa questão
ExcluirPor isso errei essa questão
ExcluirTbm errei essa. Pensei dessa forma: Meu irmão é estudante e tem 12 anos, se ele quiser ele PODE filiar como facultativo? Claro que não né, tem que ter mais de 16 anos!!!! Vamos esperar o gabarito pra ver
ExcluirOpa, achei que só eu tinha viajado nessa questão(na verdade acho que o certo é E, como coloquei). Explico: só falar estudante não é o suficiente. Pra ser facul e estudante, uma das condições é ter 16 anos, algo que não foi inserido no comando da questão. Ja´teve questão cespe E pq afirmava no comando que "as professoras terão redução de 5 anos no TC para aposentadoria", e a cespe alegou que era E pq não são todas as professoras; apliquei esse mesmo conceito nessa questão: não são todos os alunos, então generalizou! está ERRADA.
ExcluirPelo seu gabarito errei 4 questões
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEm relação a questão 114 da prova ALGA:
ResponderExcluirOs princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência
dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais
Não seria "Os princípios que regem a seguridade social"
16 maio, 2016
Os princípios que regem a seguridade social também regem à saúde, à assistência e à previdência social. A seguridade social é gênero.
ExcluirQuando a banca vai lançar o gabarito oficial?
ResponderExcluiramanhã
Excluir118. Aquele que presta serviço de natureza contínua, mediante remuneração, a pessoa ou
ResponderExcluirfamília, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos, é considerado
contribuinte individual, segurado obrigatório da previdência social.
Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, POR MAIS 2 (DOIS) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.
O senhor considerou como ERRADO, no entanto pela questão não ter citado os "dois dias na semana" eu entendi como CERTA. Alguém mais entendeu como eu?
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluireu, além de não ter mencionado a subordinação, onerosidade...
ExcluirÉ considerado empregado doméstico e não CI
ExcluirProfessor, na questão 91 da prova BETA- onde diz: "Iniciada ação fiscal em desfavor de Maria...". O Senhor fundamentou essa questão no Código PENAL, matéria não abarcada pelo nosso edital. Podemos RECORRER DESTA QUESTÃO. Afirmando que a extinção da punibilidade na legislação previdenciária somente é prevista antes de iniciada a ação fiscal???
ResponderExcluirProfessor,sou muito grata a ti pelos conhecimentos passados a nós,em sua matéria só errei 4 questões,lembrei de ti o tempo inteiro da prova,rsrsrs.MUITO OBRIGADA.
ResponderExcluirde acordo com os gabaritos preliminares,fiz 105 liquidos agex palmas-to.
ResponderExcluirgrato ao professor hugo goes pois não conto as vezes que dormii assistindo as suas aulas e que kk algumas vezes mesmo dormindo ele me passava umas dicas kkk sei la como mais eu ouvia!!
Tbm de acordo com gabaritos preliminar fiz 104 liquidos 1 amenos que vc
ExcluirAcho que temos chance fiz pra barreiras
com certeza, vcs tem mtas chances. Parabens aos dois!
ExcluirConforme esse gabarito do Hugo eu errei 4 (incluindo a "Lei complementar editada pela União...").
ResponderExcluirTambém deixei 5 em branco (aquelas de assistência social).
70-5 = 65
65-8 = 57 pontos líquidos de conhecimento específico
Em relação a questão 114 da prova ALGA:
ResponderExcluirOs princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência
dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais
Não seria "Os princípios que regem a seguridade social"
16 maio, 2016
80) Parte dos valores arrecadados com concurso de prognósticos promovidos por órgãos do poder público ou por sociedades comerciais ou civis dentro do território nacional é destinada ao custeio da seguridade social.
ResponderExcluirGabarito: Errado
Comentário: os concursos de prognósticos realizados pelo poder publico será destinado 100% a seguridade social (menos o montante destina ao programa de credito educativo), deduzidos os valores dos prêmios, dos impostos e das despesas com a administração.
marquei errado também, pensei da mesma forma.
Excluirmarquei errado também, pensei da mesma forma.
ExcluirTive o mesmo pensamento
ExcluirTive o mesmo pensamento
ExcluirINPS é 1966 ou 1967? Fui de acordo com o livro e coloquei errada.
ResponderExcluirO Decreto que criou é de Dezembro de 1966 e entrou em vigor em janeiro de 67
Excluir66
ExcluirO que vale então? A resposta é certa ou errada?
Excluircom relação à questão 118:"...serviço de natureza contínua, mediante remuneração, a pessoa ou
ResponderExcluirfamília, no âmbito residencial desta.."
Segundo a LC 150, para ser considerado empregado doméstico não seria "...de forma contínua, SUBORDINADA, ONEROSA e pessoal..."??
Ao meu entender sim!!!
ExcluirConforme esse gabarito. Fiz 100 pontos líquidos! Feliz! Oba! Obrigado professor Hugo Goes, o senhor foi de fundamental importância na minha preparação. Independente de eu ser aprovado ou não, sempre te agradecerei por tudo. O Senhor é uma Brasileiro patriota!
ResponderExcluirse eu tirar 91 tenho chances de passar?
ResponderExcluirTEM SIM! PODE ANALISAR OUTRAS PROVAS DO CESPE. PRIMEIRO LUGAR GERALMENTE É NO MÁXIMO 83% OU 85%.
ExcluirErrei 2 ou 3 no Especifico...66 ou 64 liquido.
ResponderExcluirse eu tirar 91 tenho chances de passar?
ResponderExcluirRonaldo, segurado contribuinte individual da Previdência Social, optou pela contribuição
ResponderExcluirde alíquota reduzida, de 11%, que exclui o direito ao benefício de aposentadoria por tempo
de contribuição. Nesta situação, caso pretenda obter aposentadoria por tempo de
contribuição, Ronaldo PODERÁ fazer a complementação
§ 3o O segurado que tenha contribuído na forma do § 2o deste artigo e pretenda contar o tempo de contribuição correspondente para fins de obtenção da aposentadoria por tempo de contribuição ou da contagem recíproca do tempo de contribuição a que se refere o art. 94 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, DEVERÁ complementar a contribuição mensal mediante recolhimento, sobre o valor correspondente ao limite mínimo mensal do salário-de-contribuição em vigor na competência a ser complementada, da diferença entre o percentual pago e o de 20% (vinte por cento), acrescido dos juros moratórios... ESSA ESTÁ ERRADA PELO O PODERÁ..... O CERTO É DEVERÁ!!!!
Pensei da mesma forma.
ExcluirExatamente, o certo é DEVERÁ e não PODERÁ
ExcluirSE O GABARITO FOR CERTO VAMOS ENTRAR PESADO COM RECURSO.
ExcluirAgradeço a vc Hugo goes por tudo
ResponderExcluirPelo seu gabarito fiz 67 liquidos em previdenciário(104 total) isso não seria possivel sem vc, Deus e eu.
Não sei se será suficiente .no entanto, estou satisfeito com o resultado e vim te agradecer...
Agradeço a vc Hugo goes por tudo
ResponderExcluirPelo seu gabarito fiz 67 liquidos em previdenciário(104 total) isso não seria possivel sem vc, Deus e eu.
Não sei se será suficiente .no entanto, estou satisfeito com o resultado e vim te agradecer...
a nota de corte é por regiao ou por cidade? acertei 102 questoes, mas calculando tudo fiz merda tentando chutar algumas, acho q liquido tenho 85 86 tem que esperar o gabarito oficial, e os recursos pq pelo menos umas 5 sao passiveis de anulaçao certeza. ou mudança de gabarito. ajuda ai galera é por regiao ou por cidade?
ResponderExcluirProfessor, a questão 116, quando fala em estudante, ele não generalizou? Claro, interpretando a lei isoladamente o item está correto, no entanto não é qualquer estudante que pode ser segurado facultativo, pois só poderá contribuir a partir dos 16 anos. O que achas?
ResponderExcluirAcertei 100 questões, vamos esperar o gabarito do Cespe. Agora fiquei chateada por perder aquelas questões do CNAS, CRAS, CREAS, PNAS..Poxa seriam questões ganhas, mas não vi esse assunto em nenhum cursinho ou simulados. Será que tenho chance?
ResponderExcluir100 questões líquidas? Já descontados os erros? Se for, deve ter enormes chances...
ExcluirTEM UMA GALERA VIAJANDO. GERAL TEM QUE LEMBRAR QUE A CONTA É: UMA ERRADA ANULA UMA CERTA. DESCONFIO SERIAMENTE QUE A MAIORIA DO PESSOAL QUE AFIRMA TER TIRADA MAIS QUE 100 PONTOS NÃO ESTÁ CONTABILIZANDO ISSO. IMAGINO AS NOTAS MAIS ALTAS EM NO MÁX 100 PTOS LIQUIDOS.
ExcluirNa questão 88, o prof. Hugo deu como Errado, mas o prof.Ítalo Romano considerou Certa: 88. As contribuições devidas à Seguridade Social já descontadas dos segurados empregados e não recolhidas até o seu vencimento poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado.
ResponderExcluirCERTO. De acordo com o art. 14-C da Lei nº 10.522, de 2002, com redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009, poderá ser concedido, de ofício ou a pedido, parcelamento simplificado, importando o pagamento da primeira prestação em confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência do crédito tributário.
O parágrafo único deste artigo afirma que ao parcelamento simplificado não se aplicam as vedações estabelecidas no art. 14 da referida lei (o art. 14, I, impede a concessão de parcelamento de tributos objeto de desconto)
As decorrentes de apropriação indébita não pode parcelar. Apesar da jurisprudência aceitar.
Excluir91 pontos para Porto Velho. Será qur dá?
ResponderExcluir91 pontos para Porto Velho. Será qur dá?
ResponderExcluirespero que sim, fiz 93.
ExcluirPROVA IMUNDA, PORCA, DESONESTA. Fiz 94 pontos líquidos, fui obrigado a deixar 8 questões de LOAS em branco, quem lê aquela porcaria de 8.742 ??? Cobrança superficial de previdenciário, acertei todas. A prova cobrou conhecimento da lei 8987 e não consta no edital, trouxe questões com redações nebulosas, das 11.500 questões do cespe que eu resolvi, jamais tinha visto tamanha covardia!! VICIO DE INCOMPETÊNCIA? Oras!! Pelo menos espero minha aprovação. Que provinha nojenta!!!!
ResponderExcluirPelas minhas contas, descontando os erros fiz 87 líquidos...
ResponderExcluirpessoal a 85 esta generalizando a remuneração. Questao incompleta o que ao meu ver esta errada.
ResponderExcluirA base é a remuneração, OBSERVADO OS LIMITES DO SALARIO DE CONTRIBUIÇÃO.
ESSA ÚLTIMA PARTE FOI OMITIDA.
QUER DIZER QUE SE O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL GANHAR 50.000 MIL ESTE SERÁ SUA BASE DE CONTRIBUIÇÃO.
Jeovane, não creio que a questão esteja generalizando, pois disse que a empresa fica obrigada a recolher a contribuição do contribuinte individual a seu serviço, descontando de sua remuneração. Ou seja, a contribuição a cargo do contribuinte individual será descontada de sua remuneração na hora do pagamento. No seu exemplo, caso a remuneração seja de R$ 50.000,00, o valor da contribuição será de 11% sobre o salário de contribuição (R$ 5.189,82), ou seja, R$ 570,88. Neste caso, será descontado da remuneração do contribuinte individual o valor de R$ 570,88, ficando a diferença de R$ 49.429,12. É que você achou que a questão estava falando que a base de cálculo da contribuição do contribuinte individual seria sua remuneração, porém ela não afirmou isso, disse apenas que a sua contribuição será descontada da sua remuneração, são coisas diferentes.
Excluir85 para afro, será que da?
ResponderExcluirBOA TARDE HUGO
ResponderExcluirME AJUDA AI... A FISCAL NAO EXPLICOU QUE TERIA QUE COLOCAR A FRASE A FOLHA DE RESPOSTA ... POSSO ENTRAR COM ALGUM RECURSO SE ELES CANCELAREM MINHA PROVA?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSobre a questao 88 que vc disse que cabe recurso pq nao estaria no edital, mas está sim:
ResponderExcluirObserve o Decreto n.º 3.048/1999:
Art. 244. § 1.º NÃO PODERÃO ser objeto de parcelamento as contribuições descontadas dos segurados empregado, inclusive o doméstico, trabalhador avulso e contribuinte individual.
Concordo com você, se está previsto no Decreto e o Decreto está previsto no Edital, não há se falar em anulação.
ExcluirTambém concordo. Eu acertei esta. A de competência privativa da União eu dei bobeira. Interpretei errado. A do segura especial que vira CI eu errei de bobeira também, já as de assistência social eu dei sorte e acertei todas que eu fiz. Mas tem diferença entre os gabaritos.
ExcluirGeral falando sobre essa questão, mas eu ouvi de uns três professores sobre esse assunto!
Excluiracertei 109 e errei 11, estou concorrendo à gerencia Montes Claros, 14 vagas, 1700 por vaga. Será que tenho alguma chance? Acho que as questões sobre cras e creas tiraram minha vaga :(
ResponderExcluirLargam de ser comediantes. A pessoa faz mais de 90 pontos e saem xingando ou dando de falso modesto. kkk, Aí, fiz 90 e poucos, será que tenho chance? Estou fora! Maldita prova" kkkkkkk Me divirto com vocês.
ResponderExcluirVerdade Luis. Eu tbm tou que não me aguento com essas coisas. Fico me sentindo péssima! O povo vem pra esfregar a nota na cara da gente que não chegou lá!! kkkkkkkkkkk
ExcluirEssa questão do INPS está certa, não? A maioria considera a criação do INPS em 66. Não acho que o CESPE ia colocar esta pegadinha tão besta.
ResponderExcluirMas como muitos disseram, têm diferenças entre os gabaritos do Aprova, Focus e Alfacon. Se for o do Alfa eu fiz 95, mas pelos outros eu fiz 86. Complicado isso...estou super ansiosa com o gabarito do CESPE, mas estou desanimada porque acho que vai ter muitos recursos e muitas discussões em cima desta prova. Afinal, a prova não estava difícil, mas muitas questões foram mal elaboradas.
MESTRE HUGO! renho quase como certo que o CESPE, nessa questao que fala da transformação em INPS e diz que foi em 66, dara o gabarito como certa.esperemos e vajamos se nao tenho razao. Ai o senhor mete recurso!
ResponderExcluirMas foi criado em dezembro de 1966, a vigência da lei que foi a partir de janeiro de 1967. Acho que seria 1966 mesmo. Tomara que seja, porque eu respondi certo!!
ExcluirNa questão 78, não seria 40% - referente aos valores dos leilões? Alguem teve duvida também?
ResponderExcluirProf. Hugo:
ResponderExcluirNa questão 56. Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar
sobre questões específicas relacionadas à seguridade social.
A Fundamentação: CF, art. 22, XXIII, parágrafo único
Verifiquei na constituição e lá está escrito assim:
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
Não fala estados e DF, Lá está escrito só estados. Nesse caso se for cobrada a letra da Lei estaria Errada a questão.
DF acumula competências do Estado e dos Municípios. Logo, tudo que o Estado pode fazer, o DF também pode. Como a questão nao fazia menção direta à letra da lei, considerei que estava Correta.
ExcluirEu acertei 54 Específico, deixei 6 em branco e errei 12. Como fui mal a parte de Assistência Social acabou com minha prova...
ResponderExcluirFiz entre 94 e 98 pontos líquidos dependendo do gabarito extraoficial. Para a GEX de Petrolina-PE, alguém fez para lá? com essa nota da para ficar dentro das 4 vagas? abraço Hugo Góes!
ResponderExcluirFiz 92 e 94 pontos líquidos de acordo com o extraoficial do alfacon e focus respectivamente. GEX - Caruaru com 10 vagas. SINCERAMENTE, não sei se será o bastante mas fico muito feliz pela minha pontuação. Seja o que Deus quiser. Amanhã já voltarei os olhares para os proximos concursos. Vão-se as batalhas e ficam os guerreiros. Marlom, ótima pontuação a sua. A respeito das questões de CREAs, CRAs e afins, me dei muito bem, das 9 fiz 7 com duas em branco. Não por chute, mas por ter estudado a lei como estudei a 8213 ou a 8212 por exemplo. Boa Sorte a todos
ExcluirFiz entre 94 e 98 pontos líquidos dependendo do gabarito extraoficial. Para a GEX de Petrolina-PE, alguém fez para lá? com essa nota da para ficar dentro das 4 vagas? abraço Hugo Góes!
ResponderExcluirProf. Hugo ao seu ver quais questões cabem recursos?
ResponderExcluirPostar um comentário