O batismo de Jesus


535 O início (Lc 3, 23) da vida pública de Jesus é o seu batismo por João, no rio Jordão (At 1, 22). João pregava "um batismo de penitência, em ordem à remissão dos pecados" (Lc 3, 3). Uma multidão de pecadores, publicanos e soldados (Lc 3, 10-14), fariseus e saduceus (Mt 3, 7) e prostitutas vinha ter com ele, para que os baptizasse. Então aparece Jesus. O Batista hesita, Jesus insiste: e recebe o batismo. Então o Espírito Santo, sob a forma de pomba, desce sobre Jesus e uma voz do céu proclama: "Este é o meu Filho muito amado" (Mt 3,13-17). Tal foi a manifestação (epifania) de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.

536. Da parte de Jesus, o seu batismo é a aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre o número dos pecadores (Is 53, 12). É já "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29), e antecipa já o "batismo" da sua morte sangrenta (Mc 10, 38; Lc 12, 50). Vem, desde já, para "cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Quer dizer que Se submete inteiramente à vontade do Pai e aceita por amor o batismo da morte para a remissão dos nossos pecados (Mt 26, 39). A esta aceitação responde a voz do Pai, que põe toda a sua complacência no Filho (Lc 3 . 22; Is 42, 1). O Espírito que Jesus possui em plenitude, desde a sua conceição, vem "repousar" sobre Ele (Jo 1, 32-33) e Jesus será a fonte do mesmo Espírito para toda a humanidade. No batismo de Cristo, "abriram-se os céus" (Mt 3, 16) que o pecado de Adão tinha fechado, e as águas são santificadas pela descida de Jesus e do Espírito, prelúdio da nova criação.

537. Pelo Batismo, o cristão é sacramentalmente assimilado a Jesus que, no seu batismo, antecipa a sua morte e ressurreição. Deve entrar neste mistério de humilde abatimento e de penitência, descer à água com Jesus, para de lá subir com Ele, renascer da água e do Espírito para se tornar, no Filho, filho-amado do Pai e "viver numa vida nova" (Rm 6, 4).

Fonte: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Comentários

  1. Prof. Hugo, eu fui batizada de bebê...tenho dúvidas se deve realizar novo batismo de adulta, sou luterana e o batismo de nossa igreja é "simbólico"...com um pouco de água colocada na cabeça da criança. O que o Sr. pode me dizer sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É capaz de receber o Batismo toda pessoa ainda não batizada, e somente ela.

      Excluir
    2. Não ajudou, professor. Desculpe, já fui corrigida porque falei em batismo simbólico...só falei simbólico porque pra mim simboliza o batismo por imersão, feito por Jesus. Mas posso estar errada. A questão é que não sei se a pessoa deve ter entendimento pra ser batizada, pois um bebê quando batizado, não tem entendimento, não tem o "querer" ser batizado.Essa é minha dúvida. "Quem crer e for batizado..."...e um bebê ainda não crê!!!

      Excluir
  2. Não existe batismo "simbólico", ou vc é batizada ou não é. Já o crisma consiste na confirmação do batismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos foi isso que aprendi, como se fosse independente de religião. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Rafaella, eu falei batismo simbólico porque estou na dúvida se esse tipo de batismo é válido ou não...por isso o uso do termo "simbólico", ou vc não lembra que Jesus foi batizado por imersão? Então, o meu batismo não foi igual ao batismo de Jesus, por imersão, então considero o meu batismo simbólico...simbolizando o batismo por imersão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário